Grande Florianópolis (SC) poderá ter metrô de superfície
O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, assinou ontem (terça, dia 22) a autorização para o lançamento do edital de licitação para elaborar o projeto de implantação do metrô de superfície da Grande Florianópolis
O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, assinou ontem (terça, dia 22) a autorização para o lançamento do edital de licitação para elaborar o projeto de implantação do metrô de superfície da Grande Florianópolis. Com custo estimado de R$ 7,4 milhões, o projeto a ser elaborado prevê uma linha inicial de 14 quilômetros e deve incluir a viabilidade técnica, econômica e ambiental da obra, que deverá receber cerca de R$ 300 milhões em investimentos para ser viabilizada.
A linha prevê um sistema de transporte coletivo de passageiros em veículo leve, movido por energia não poluente e guiado pela via (trajeto definido) exceto ônibus e tróleibus. A empresa vencedora terá um prazo de um ano para a elaboração do estudo e projeto.
A área de abrangência dos estudos é a região da Grande Florianópolis, limitada aos municípios de Florianópolis e São José, atingindo parte dos municípios de Biguaçu ou de Palhoça, com interligações futuras à região norte da Ilha de Santa Catarina, com a utilização da ponte Hercílio Luz em direção ao centro da capital. O metrô de superfície conta com cerca de dez empresas interessadas e deve ser viabilizado por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs).
A linha prevê um sistema de transporte coletivo de passageiros em veículo leve, movido por energia não poluente e guiado pela via (trajeto definido) exceto ônibus e tróleibus. A empresa vencedora terá um prazo de um ano para a elaboração do estudo e projeto.
A área de abrangência dos estudos é a região da Grande Florianópolis, limitada aos municípios de Florianópolis e São José, atingindo parte dos municípios de Biguaçu ou de Palhoça, com interligações futuras à região norte da Ilha de Santa Catarina, com a utilização da ponte Hercílio Luz em direção ao centro da capital. O metrô de superfície conta com cerca de dez empresas interessadas e deve ser viabilizado por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs).