Claudio Schapochnik   |   04/09/2009 09:21

Espírito Santo “exporta” modelo de agroturismo ao Piauí

Um grupo de 20 piauienses, entre técnicos e empreendedores, está no Espírito Santo para conhecer experiências de sucesso com o agroturismo – ou turismo rural – nos municípios do Estado

Um grupo de 20 piauienses, entre técnicos e empreendedores, está no Espírito Santo para conhecer experiências de sucesso com o agroturismo – ou turismo rural – nos municípios do Estado. A visita começou ontem (quinta, dia 3) como resultado de convênio firmado entre o Sebrae/PI e a Secretaria de Turismo do Piauí (Setur-PI). A informação é da Agência Sebrae.

O convênio prevê a estruturação do turismo rural por meio de roteiros na zona rural de Teresina e nos municípios de União, Campo Maior, Pedro II e Castelo do Piauí, localizados na região norte do Estado. Entre as ações definidas no acordo estão a visita técnica ao Espírito Santo e a elaboração de inventário de todos os municípios envolvidos. A missão fica no Espírito Santo até domingo (dia 6). O grupo percorrerá as cidades de Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins e Anchieta, nas quais o agroturismo encontra-se em estágio de desenvolvimento bastante avançado.

“O Piauí tem uma extensa área rural com potencialidade turística. A intenção dessa missão é conhecer o agroturismo no Espírito Santo, onde essa atividade econômica é desenvolvida de maneira eficiente, tornando a região referência quando se trata de turismo rural no Brasil”, comenta a gestora do Projeto de Turismo do Sebrae-PI, Ceres Rebelo.

Após a missão, Sebrae/PI e Setur-PI vão iniciar a elaboração de um roteiro turístico incluindo a Cacimba Velha, na zona rural de Teresina, e o município de União, distante 59 quilômetros ao norte da capital. A iniciativa vai envolver empreendedores de diversas atividades. “Teremos empreendedores do agronegócio do leite, de produção de tomates secos, de cultivo de flores e folhagens tropicais, de criação de animais para esporte hípico, de cultivo de cana de açúcar, entre outros segmentos”, informa Ceres.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados