Da Redação   |   04/09/2009 11:37

Brasil joga em Rosário, cidade que é grata surpresa

Conheça Rosário, a cidade que sedia amanhã um dos maiores confrontos do futebol mundial: Brasil e Argentina. Disputas à parte, a cidade tem muitos encantos para visitantes em qualquer época

Por Alzira Helena França Vital Brazil
jornalista e diretora da Iam Representações, de Curitiba
Especial para o Portal PANROTAS
E-mail: alzirahelena@iamrep.com.br

Brasil e Argentina vão jogar amanhã em Rosário, no Estádio “El Gigante de Arroyito”, do Club Atletico Rosario Central, pelas eliminatórias da Copa do Mundo. Quem for até lá assistir à partida entre as duas seleções rivais, além do futebol terá muito mais o que ver. Independentemente do resultado do jogo, aliás, vale visitar a cidade da Província de Santa Fé.

Rosário está às margens do rio Paraná, e é a terceira maior cidade da Argentina, depois de Buenos Aires e Córdoba. Tem cerca de 1,3 milhão de habitantes, os simpáticos e acolhedores rosarinos. Fica a 300 km a noroeste da capital federal. Em sua maioria a população descende das levas de imigrantes principalmente espanhóis, italianos, franceses, ingleses e poloneses, que também deixaram como herança a riqueza arquitetônica das suas construções.

COMPRAS ATRAENTES
Que ninguém espere uma outra Buenos Aires, embora existam algumas semelhanças entre as duas principalmente nas ruas de pedestres (Córdoba e San Martin), onde se concentra o melhor do comércio. Uma boa vantagem: como o custo de vida lá é muito mais barato, também as compras tornam-se ainda mais atraentes. À parte das ruas do centro, onde estão várias lojas e galerias, Rosário também tem seus shopping-centers, como o Alto Rosario, ou de departamentos como Falabella, instalado num dos mais lindos prédios antigos da cidade.

Apesar de ser uma cidade com muitos jovens e universitários, seu ritmo é mais calmo. Há um quê de lugar menor, onde as pessoas estão mais disponíveis para bater papo e levar a vida com menos pressa. Assim mesmo, Rosário possui um porto muito importante e é um grande pólo agro-exportador. Lá também está instalada uma fábrica da GM e o turismo de eventos é bastante significativo, tanto que hoje, um dia antes do jogo Brasil-Argentina, lá termina o II Congresso de Engenharia Rural do Mercosul e acontece o 16º Festival Latino-americano de Vídeo de Rosário. Seu parque hoteleiro é razoável, mas, em função dos tantos eventos, poderia oferecer mais opções.

VERDE E POMPA
Uma visita mais detalhada revela o quanto a cidade é verde e como são bonitos seus parques, com destaque para o de La Independência, obra do arquiteto e paisagista francês Charles Thays, o mesmo responsável por vários parques e praças de Buenos Aires, inclusive de Palermo e o próprio Jardim Botânico.

A atração rosarina mais impressionante, por outro lado, é o Monumento à Bandeira, inaugurado em 1957. Lá está o túmulo do idealizador da bandeira argentina, General Manuel Belgrano e, no mesmo local, teria sido hasteado pela primeira vez o símbolo argentino. A imponência do complexo, projetado por Alejandro Bustillo e Angel Guido, deixa qualquer um boquiaberto. Todo revestido e com esculturas em travertino dos Andes, ele é repleto de simbologias que remetem à história da pátria argentina e que lançam olhares às possibilidades e ao futuro do país.

Junto ao Monumento à Bandeira está a bonita Basílica de Nossa Senhora do Rosário, que fica em frente à Praça 25 de Maio e ao lado do Palácio dos Leões, sede do governo municipal, formando um belíssimo conjunto arquitetônico. Outros edifícios que são dignos de uma boa olhada são a antiga alfândega (Aduana) e a Fonte das Utopias, a Bolsa do Comércio, o Clube Espanhol, o Hotel Esplendor Savoy e os casarões do Boulevard Oroño, dentre outros.

PONTE
Uma tarde na costanera com seus bares e restaurantes, onde os peixes de rio são a principal atração gastronômica, pode ser muito agradável. E de lá também se vê a monumental ponte que liga a cidade a Victoria, na Província de Entre Rios. Aliás muita gente atravessa a ponte apenas para ir jogar num resort cinco estrelas daquela cidade vizinha, também conhecida por seu mosteiro e produtos comercializados pelos monges.

PRAIA DE RIO
La Florida é o balneário mais concorrido da cidade às margens do Paraná. É uma praia de rio, que se frequenta, mediante pagamento de ingresso. Tem boas instalações e além dos banhos de sol oferece agito até de madrugada, graças a seus muitos bares e discos.

Se quiser ouvir ou apreciar o tango não vai ser muito fácil. As milongas, onde se dança o tango, são realizadas em locais mais discretos. O local principal desse gênero musical é o Complexo Cultural do Tango, que além dos espetáculos, concertos e mostras, possui um bar e um restaurante, que serve a mais autêntica “parrilada”. Outro endereço certo para os apreciadores é a casa Sentimiento Tango, na Corrientes, 152, que abre diariamente , a partir das 20h, para aulas de tango e tem shows, às sextas-feiras e sábados, a partir das 22h.

Um lugar muito frequentado pelos locais é o Resto Bar El Cairo, ambiente amplo, simpático e de boas comidas. Para cozinha italiana a recomendação dos rosarinos é a Cantina Bruno, para a grega, El Griego, para a espanhola, Pobla del Mercat e El Retiro, para a árabe, Aladino, Laila ou Sheik, para a chinesa, o Goa, e para a clássica, Chicken Stone.

CURIOSIDADES
Existem alguns fatos que muitos desconhecem a respeito de Rosário. É a cidade onde, por exemplo, nasceu Ernesto Che Guevara. Outro filho seu famoso é o músico Fito Paez. Também já tentaram fazer da cidade a capital argentina, sem sucesso, por algumas vezes, e muitos portenhos se referem a ela como “La Chacra”, ou seja, a chácara. É tida como a cidade mais aberta de toda a Argentina, especialmente no que diz respeito à defesa e ao reconhecimento dos direitos da diversidade sexual. Rosário possui quarto centros universitários de primeiríssimo nível, oferecendo graduação nas mais diferentes áreas e também sedia um importante polo tecnológico nas áreas de informática, comunicações e biotecnia.

Como visto, bons motivos não faltam para conhecer a linda Rosário, servida pela Gol e Aerolineas Argentinas, desde o Brasil. Como sugestão, a Pampa´s Incoming é uma ótima companhia de receptivo local e inclusive tem loja no aeroporto.

Veja mais fotos no álbum anexo

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados