Renê Castro   |   13/08/2009 18:48

Prodetur qualifica empresários e profissionais de PE

O Programa de Qualificação Profissional e Empresarial do Ministério do Turismo capacitará 940 empresários e 6.160 pessoas, entre profissionais do setor e a população de cidades de Pernambuco

O Programa de Qualificação Profissional e Empresarial do Ministério do Turismo capacitará 940 empresários e 6.160 pessoas, entre profissionais do setor e a população de cidades de Pernambuco. Os municípios que receberão o projeto são Olinda, Recife, Cabo de Santo Agostinho, São José da Coroa Grande, Barreiros, Tamandaré, Rio Formoso, Sirinhaém, Ipojuca, Paulista, Igarassu, Itapissuma, Ilha de Itamaracá, Goiana, Jaboatão dos Guararapes e o Distrito Estadual de Fernando de Noronha. O início das aulas está previsto para setembro.

O objetivo, segundo o diretor do Departamento de Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo, Edimar Silva, é elevar o nível de eficiência na prestação de serviços turísticos por meio do desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências necessárias aos profissionais do setor no Polo Costa dos Arrecifes, em Pernambuco.

O projeto está entre as ações do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). A qualificação empresarial conta com investimentos de R$ 446,2 mil do MTur. “A meta é a de dotar os empresários de novas ferramentas de gestão de negócios turísticos, além de conscientizá-los para a importância de se envolverem no processo da qualificação dos profissionais que atuam em seus empreendimentos”, explica Silva.

Já para a qualificação profissional, o MTur destinará R$ 2,5 milhões para a capacitação de trabalhadores dos segmentos de alimentos e bebidas e meios de hospedagens. O restante das vagas será destinado às pessoas que estão fora do mercado de trabalho, visando inseri-las no setor.

Entre os cursos oferecidos para a qualificação profissional estão os de Informações Turísticas e Inglês para o Turismo. Além disso, o programa prevê cursos específicos de Planejamento Turístico, Recepcionista, Recreadores, Supervisores de Serviços em Transporte, Turismo, Hotelaria e Administrativos (Receptivos), Assistente de Turismo, Mordomos e Governantas, Cozinheiros, Camareiros e Garçons, Barman e Sommeliers. O programa terá duração de 240 dias.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados