Mídia on-line absorve 30% da promoção do Brasil
A mídia on-line representa 30% do total de US$ 13 milhões em investimentos previstos para a segunda fase da campanha publicitária “Brasil Sensacional!”, realizada para atrair turistas estrangeiros para o País.
A mídia on-line representa 30% do total de US$ 13 milhões em investimentos previstos para a segunda fase da campanha publicitária “Brasil Sensacional!”, realizada para atrair turistas estrangeiros para o País. O ambiente virtual passa a ocupar lugar de destaque nas estratégias de promoção do Brasil no Exterior. O Ministério do Turismo, por meio da Embratur, acaba de colocar no ar, em 12 países, a sua nova campanha on-line para atrair turistas estrangeiros.
Os investimentos em mídias de internet subiram de 10% do total na primeira fase da campanha publicitária “Brasil Sensacional!” (set/2008 a julho/2009) para 30% na etapa que vai até dezembro. Portais de grandes veículos de comunicação dos Estados Unidos e de países da Europa e América do Sul, como El País, CNN, New York Times e Washington Post veicularão as peças da campanha, além de sites especializados em turismo.
O foco em mídias on-line não é à toa: turistas que buscam informações sobre o Brasil em importantes países emissores têm na internet a sua principal fonte de dados. Espanha (64%), Reino Unido (64%), Portugal (56%), Holanda (53%), Itália (45%) e Estados Unidos (31%) lideram a lista.
As peças estão sendo veiculadas com o selo “Brasil Now”, criado para identificar promoções oferecidas por companhias aéreas, hotéis e outros serviços turísticos, para operadores estrangeiros. A fase digital da campanha prevê ainda ações em redes sociais como o Twitter, Facebook e Hi5, um canal exclusivo no Youtube com vídeos sobre o Brasil, divulgação por meio de telefonia celular e forte presença em links patrocinados do Google.
A presidente da Embratur, Jeanine Pires, explica que o aumento do investimento em meios digitais segue uma tendência mundial de utilização da web não só como fonte de informação, mas como meio de compra de pacotes e passagens aéreas, reserva de hotéis e outros serviços turísticos. “Nosso objetivo é divulgar o Brasil no Exterior por meio de uma estratégia que valoriza a interatividade e a disseminação de informações em tempo real, além de aproveitar as inúmeras possibilidades que a internet oferece hoje”, explica.
Os investimentos em mídias de internet subiram de 10% do total na primeira fase da campanha publicitária “Brasil Sensacional!” (set/2008 a julho/2009) para 30% na etapa que vai até dezembro. Portais de grandes veículos de comunicação dos Estados Unidos e de países da Europa e América do Sul, como El País, CNN, New York Times e Washington Post veicularão as peças da campanha, além de sites especializados em turismo.
O foco em mídias on-line não é à toa: turistas que buscam informações sobre o Brasil em importantes países emissores têm na internet a sua principal fonte de dados. Espanha (64%), Reino Unido (64%), Portugal (56%), Holanda (53%), Itália (45%) e Estados Unidos (31%) lideram a lista.
As peças estão sendo veiculadas com o selo “Brasil Now”, criado para identificar promoções oferecidas por companhias aéreas, hotéis e outros serviços turísticos, para operadores estrangeiros. A fase digital da campanha prevê ainda ações em redes sociais como o Twitter, Facebook e Hi5, um canal exclusivo no Youtube com vídeos sobre o Brasil, divulgação por meio de telefonia celular e forte presença em links patrocinados do Google.
A presidente da Embratur, Jeanine Pires, explica que o aumento do investimento em meios digitais segue uma tendência mundial de utilização da web não só como fonte de informação, mas como meio de compra de pacotes e passagens aéreas, reserva de hotéis e outros serviços turísticos. “Nosso objetivo é divulgar o Brasil no Exterior por meio de uma estratégia que valoriza a interatividade e a disseminação de informações em tempo real, além de aproveitar as inúmeras possibilidades que a internet oferece hoje”, explica.