Ferroviária da Lapa (PR) será revitalizada e terá museu
A antiga estação ferroviária da Lapa, cidade histórica na região metropolitana de Curitiba, sediará o museu que vai contar a história da evolução dos transportes e a projeção no futuro
A antiga estação ferroviária da Lapa, cidade histórica na região metropolitana de Curitiba, sediará o museu que vai contar a história da evolução dos transportes e a projeção no futuro. O lançamento do Museu do Transporte aconteceu neste final de semana. Um dos aspectos mais interessantes do museu, segundo o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, que integra a comissão da Lapa, será o recurso da realidade virtual: “Poderemos fazer com que milhares de brasileiros sintam a experiência de viajar em um trem de média e alta velocidade”, disse Gomes.
O Museu do Transporte da Lapa “aliará peças históricas com a alta tecnologia da realidade virtual”, segundo o presidente da comissão, Márcio Assad, incluindo desde a invenção da roda, ao tropeirismo e à ferrovia, até as conquistas do homem no espaço. “Queremos preservar a história, falar do presente e apontar para o futuro”, explicou Assad.
Dentro da concepção de um museu dinâmico, o empreendimento prevê um passeio de 18 quilômetros, levando o visitante da Lapa à localidade de Lavrinha, com um veículo leve sobre trilhos.
A ferrovia chegou na Lapa no século 19 e passou a fazer parte da história do município. Em 1980, a Lapa participou do primeiro projeto de turismo férreo do Brasil com uma litorina que fazia um passeio de nove dias entre Curitiba e São Francisco do Sul. O passeio de maria fumaça, no trajeto Curitiba-Lapa-Curitiba, também levou milhares de turistas para a histórica cidade da Lapa. Os dois passeios acabaram com a privatização da Rede Ferroviária Federal (RFFSA).
O Museu do Transporte da Lapa “aliará peças históricas com a alta tecnologia da realidade virtual”, segundo o presidente da comissão, Márcio Assad, incluindo desde a invenção da roda, ao tropeirismo e à ferrovia, até as conquistas do homem no espaço. “Queremos preservar a história, falar do presente e apontar para o futuro”, explicou Assad.
Dentro da concepção de um museu dinâmico, o empreendimento prevê um passeio de 18 quilômetros, levando o visitante da Lapa à localidade de Lavrinha, com um veículo leve sobre trilhos.
A ferrovia chegou na Lapa no século 19 e passou a fazer parte da história do município. Em 1980, a Lapa participou do primeiro projeto de turismo férreo do Brasil com uma litorina que fazia um passeio de nove dias entre Curitiba e São Francisco do Sul. O passeio de maria fumaça, no trajeto Curitiba-Lapa-Curitiba, também levou milhares de turistas para a histórica cidade da Lapa. Os dois passeios acabaram com a privatização da Rede Ferroviária Federal (RFFSA).