Como melhorar os polos turísticos do Rio?
Atendimento ainda é problema em polos turíticos do Rio de Janeiro, segundo levantamento da Redeturis, programa do Sebrae com a Associação Comercial.
O Sebrae-RJ e a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), por meio do projeto Rede de Desenvolvimento do Turismo Sustentável das regiões turísticas da cidade do Rio de Janeiro e Niterói (Redeturis) –, apresentaram os resultados da pesquisa de demanda realizada nos Polos Novo Rio Antigo, Praça 15, Tijuca e Botafogo, no Rio de Janeiro. As pesquisas foram conduzidas pelo Instituto Tecnológico Inovador (ITI) com o objetivo de auxiliar no levantamento das necessidades para melhorar a qualidade do serviço oferecido pelos empreendedores locais.
O levantamento de demandas abrange questões relacionadas à capacitação, infraestrutura e acessibilidade e foi realizado nos meses de maio e junho deste ano. Foram pesquisados um total de 116 estabelecimentos.
Os principais problemas identificados são relativos à iluminação, segurança, limpeza e sinalização. Em todas as regiões, quase 100% dos estabelecimentos não atendem ao mínimo de acessibilidade.
As principais demandas indentificadas em cada polo foram: Polo Botafogo - maior parceria dos órgãos estaduais e municipais, mais iluminação e calçamento das ruas; Polo Novo Rio Antigo - precisa de um selo de compromisso com a segurança dos alimentos e melhorias na rede de esgoto; Polo Praça 15 - retirada da população de rua, treinamento de mão de obra, policiamento, limpeza urbana, calçamento, sinalização, incremento na divulgação e proibição ao acesso de veículos; Polo Tijuca - intensificar a divulgação, promover eventos, buscar mais patrocinios, mais vagas de estacionamento, policiamento, centralização de compras, transporte entre o polo e empresas e conscientização dos comerciantes locais.
De acordo com o estudo, fica claro que melhorar o atendimento ao cliente nos polos é prioritario. "Assim o Selo de Qualidade Redeturis deverá ser desenvolvido e implementado com base no Programa Cliente Exigente", afirmaram os responsáveis pelo levantamento. Também deverão ser viabilizados programas de capacitação por meio dos parceiros da Redeturis visando a formação de mão de obra qualificada para o setor a partir de recursos oriundos do Prodetur e dos programas do Setrab", concluíram.
O levantamento de demandas abrange questões relacionadas à capacitação, infraestrutura e acessibilidade e foi realizado nos meses de maio e junho deste ano. Foram pesquisados um total de 116 estabelecimentos.
Os principais problemas identificados são relativos à iluminação, segurança, limpeza e sinalização. Em todas as regiões, quase 100% dos estabelecimentos não atendem ao mínimo de acessibilidade.
As principais demandas indentificadas em cada polo foram: Polo Botafogo - maior parceria dos órgãos estaduais e municipais, mais iluminação e calçamento das ruas; Polo Novo Rio Antigo - precisa de um selo de compromisso com a segurança dos alimentos e melhorias na rede de esgoto; Polo Praça 15 - retirada da população de rua, treinamento de mão de obra, policiamento, limpeza urbana, calçamento, sinalização, incremento na divulgação e proibição ao acesso de veículos; Polo Tijuca - intensificar a divulgação, promover eventos, buscar mais patrocinios, mais vagas de estacionamento, policiamento, centralização de compras, transporte entre o polo e empresas e conscientização dos comerciantes locais.
De acordo com o estudo, fica claro que melhorar o atendimento ao cliente nos polos é prioritario. "Assim o Selo de Qualidade Redeturis deverá ser desenvolvido e implementado com base no Programa Cliente Exigente", afirmaram os responsáveis pelo levantamento. Também deverão ser viabilizados programas de capacitação por meio dos parceiros da Redeturis visando a formação de mão de obra qualificada para o setor a partir de recursos oriundos do Prodetur e dos programas do Setrab", concluíram.