Claudio Schapochnik   |   31/07/2009 09:30

Bairro do Ipiranga (SP) será destino turístico formatado

Um dos mais antigos bairros da capital paulista, o Ipiranga, no sudeste de cidade, deve consolidar-se como destino turístico até 2011

Um dos mais antigos bairros da capital paulista, o Ipiranga, no sudeste de cidade, deve consolidar-se como destino turístico até 2011. Lançado oficialmente no final de 2008, o Projeto Roteiros Históricos e Culturais do Ipiranga entra na fase de consolidar as parcerias para iniciar os processos de capacitação dos envolvidos com o turismo do bairro. A informação é da Agência Sebrae.

Na primeira fase foi feito um levantamento das atrações turísticas da região, entre museus, casarões antigos e restaurantes. Posteriormente, os proprietários dessas atrações foram convidados a aderir ao projeto. A partir das adesões, consultores visitaram os empreendimentos e identificaram as principais falhas que impedem a profissionalização do turismo na região. Até agora, 56 empreendimentos já receberam o diagnóstico técnico. “É hora de transformar os potenciais turísticos em atrativos turísticos”, comenta a analista do Sebrae-SP e uma das gestoras do projeto, Andréia Bertolasi.

Já foram investidos R$ 70 mil em visitas aos empreendimentos e consultorias. Até meados de 2011, o plano é lançar um catálogo de Negócios em Turismo e Cultura da região. No longo prazo, o desenvolvimento do turismo no bairro vai proporcionar um incremento econômico da região como um todo.

Nos três roteiros que serão formatados ao longo do projeto, a ideia é integrar as atrações e proporcionar o exercício da experiência. “O turista que visitar o Museu do Automóvel poderá, por exemplo, fazer um test drive num carro antigo”, sugere o consultor em Cultura pelo Sebrae-SP, Marcos Marsulo.

O projeto é uma iniciativa da Associação Comercial de São Paulo – Distrital Ipiranga, da Subprefeitura do Ipiranga, do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de São Paulo e do Sebrae-SP, por meio do Escritório Regional Capital Leste.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados