Felipe Niemeyer   |   04/06/2009 12:35

Vale do Café (RJ) receberá US$ 5,6 mi do Prodetur

A Secretária de Turismo do Rio de Janeiro, Marcia Lins, participou do lançamento do 7º Festival do Vale do Café, evento que acontece entre 17 e 26 de julho e abrange diversas cidades do interior do Estado.

A Secretária de Turismo, Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Marcia Lins, participou ontem, dia 3, no Centro Cultural Light, no Rio de Janeiro, do lançamento do 7º Festival do Vale do Café, evento que acontece entre 17 e 26 de julho e abrange diversas cidades do interior do Estado. O festival tem como objetivo fortalecer o pólo turístico cultural daquela região, que receberá US$ 5,6 milhões em investimentos do Programa de Desenvolvimento do Turismo.

A Secretária lembrou, ainda, que a região do Vale do Café, que abrange as cidades de Valença, Vassouras, Barra do Piraí e Rio das Flores, ficou durante muitos anos sem apoio do poder público e há três anos tem recebido apoio do Governo. “O segmento Serviços é responsável por 70% do PIB do Rio de Janeiro. Desse volume, 38% são para o setor de turismo, o que representa 4% do PIB brasileiro. Este é o resultado da visão do governo do Estado, que identifica o turismo como um setor que tem de ser valorizado. Há três anos temos incentivado o crescimento dessa região e agora, com o Prodetur, vemos que o Ministério do Turismo também está agindo nesse sentido”, disse Márcia.

Os principais investimentos do Prodetur no Vale do Café são: a recuperação da Estação Ferroviária de Valença, a recuperação da Estação Ferroviária Barão de Juparanã - Museu Ferroviário, a recuperação da Estação Ferroviária de Barra do Piraí, a recuperação da Estação Ferroviária de Santana da Barra, a recuperação e urbanização da Catedral Nossa Senhora da Glória, em Valença, a recuperação do Centro de Turismo e Artesanato de Conservatória, a recuperação e ampliação do Centro Cultural Artístico Museu do Café, a recuperação e requalificação ambiental do Centro Histórico de Valença, a recuperação e qualificação do entorno do Centro Histórico de Vassouras, a recuperação do entorno da igreja da Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Vassouras e a recuperação e qualificação do Centro Histórico de Rio das Flores.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados