Ponte de R$ 500 mi ligará Santos (SP) e Guarujá (SP)
Ponte de R$ 500 mi ligará Santos (SP) e Guarujá (SP)
Por meio de uma Parceria Pública Privada, as prefeituras de Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo, vão construir uma ponte estaiada entre as duas cidades. O início das obras está previsto para 1º de janeiro de 2010, e o montante a ser investido será de R$ 500 milhões. A conclusão da obra está prevista para um prazo de 30 meses. O deputado estadual Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) é o presidente da frente parlamentar que discute a implantação do projeto.
De acordo com o presidente do Guarujá Convention, Ricardo Roman Júnior, com a nova ponte o fluxo de pessoas vai ser mais seguro e rápido. “Hoje uma pessoa demora cerca de 20 minutos, sem fila, ou 1h30, com fila, para atravessar de uma cidade para a outra. De carro este trajeto será feito, aproximadamente, em um minuto e meio. O risco de uma balsa afundar é iminente, e a ponte sanará este problema”, explicou o executivo.
Atualmente, a empresa responsável pela travessia é a Dersa (www.dersa.sp.gov.br). O valor do pedágio cobrado para carros comuns é de R$ 7,50 e deve ser mantido com a introdução desta nova ponte. Cerca de 20 mil carros e 15 mil bicicletas transitam por dia entre as cidades. “O fluxo de turistas para a região pode incrementar em 20% com esta ponte”, avaliou o presidente.
A construção da ponte trará vantagens tanto para Santos quanto para o Guarujá. As atrações turísticas de Santos, como Museu Pelé e a Bolsa do Café, poderão ser visitadas pela demanda turística do Guarujá, que gira em torno de 500 mil pessoas na alta temporada e 50 mil na baixa. Além disso, as praias do Guarujá serão mais visitadas pelos moradores de Santos. O comércio da cidade, consequentemente, será incrementado. Os cruzeiristas que passam o dia no Guarujá não mais precisarão dar a volta por Cubatão para chegar ao município.
“Estamos contratando o projeto básico para a construção da ponte. Assim que tivermos esta etapa concluída, teremos condições de discutir a obra com a sociedade”, explicou o secretário estadual dos Transportes, Mauro Arce. “A discussão com a sociedade é essencial. Esta é uma obra esperada há muitas décadas pela população da Baixada Santista. Isto é imprescindível em razão de ser uma obra de grande porte”, complementou o deputado Paulo Alexandre.
De acordo com o presidente do Guarujá Convention, Ricardo Roman Júnior, com a nova ponte o fluxo de pessoas vai ser mais seguro e rápido. “Hoje uma pessoa demora cerca de 20 minutos, sem fila, ou 1h30, com fila, para atravessar de uma cidade para a outra. De carro este trajeto será feito, aproximadamente, em um minuto e meio. O risco de uma balsa afundar é iminente, e a ponte sanará este problema”, explicou o executivo.
Atualmente, a empresa responsável pela travessia é a Dersa (www.dersa.sp.gov.br). O valor do pedágio cobrado para carros comuns é de R$ 7,50 e deve ser mantido com a introdução desta nova ponte. Cerca de 20 mil carros e 15 mil bicicletas transitam por dia entre as cidades. “O fluxo de turistas para a região pode incrementar em 20% com esta ponte”, avaliou o presidente.
A construção da ponte trará vantagens tanto para Santos quanto para o Guarujá. As atrações turísticas de Santos, como Museu Pelé e a Bolsa do Café, poderão ser visitadas pela demanda turística do Guarujá, que gira em torno de 500 mil pessoas na alta temporada e 50 mil na baixa. Além disso, as praias do Guarujá serão mais visitadas pelos moradores de Santos. O comércio da cidade, consequentemente, será incrementado. Os cruzeiristas que passam o dia no Guarujá não mais precisarão dar a volta por Cubatão para chegar ao município.
“Estamos contratando o projeto básico para a construção da ponte. Assim que tivermos esta etapa concluída, teremos condições de discutir a obra com a sociedade”, explicou o secretário estadual dos Transportes, Mauro Arce. “A discussão com a sociedade é essencial. Esta é uma obra esperada há muitas décadas pela população da Baixada Santista. Isto é imprescindível em razão de ser uma obra de grande porte”, complementou o deputado Paulo Alexandre.