Claudio Schapochnik   |   24/06/2009 17:42

Conheça o novo circuito turístico de São Paulo

O Estado de São Paulo acaba de ganhar um novo circuito de turismo chamado Taypa de Pilão. Envolve cinco municípios bem próximos da capital paulista – Barueri, Carapicuíba, Cotia, Embu das Artes, Santana de Parnaíba e São Roque

O Estado de São Paulo acaba de ganhar um novo circuito de turismo chamado Taypa de Pilão. Envolve cinco municípios bem próximos da capital paulista – Barueri, Carapicuíba, Cotia, Embu das Artes, Santana de Parnaíba e São Roque – e que, juntos, têm em comum o patrimônio histórico bandeirista. O lançamento deste novo produto turístico aconteceu hoje pela manhã na Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo (Selt-SP).

Na oportunidade, o secretário Claury Alves da Silva enalteceu a iniciativa deste circuito que vem se estruturando desde 2007, “cuja cultura é benéfica ao turismo, pois hoje o viajante não deseja apenas o lazer, o entretenimento, mas agregar conhecimento, fator em destaque deste produto
turístico. Os imóveis antigos preservados nos municípios de Taypa de Pilão também contribuem para o sucesso deste circuito”.

Em nome dos representantes dos municípios presentes, a secretária de Turismo de Cotia, Cristina Oka, falou que esta estratégia regional para o desenvolvimento do turismo foi uma conquista de muitas etapas. Entre outros temas, destacou "a maior representação do projeto jesuítico da ocupação do planalto paulista, a Aldeia de Carapicuíba; a Nossa Senhora da Escada em terracota abrigada na capela de taipa em Barueri; a Reserva Florestal do Morro Grande, maior floresta urbana da região metropolitana, em Cotia; a consagrada Feira de Artes e Artesanato na, também antiga aldeia indígena, Embu das Artes; a terra fundada por bandeirantes que possui um significativo conjunto histórico urbano, em Santana de Parnaíba; e a cidade de São Roque que, além do Roteiro do Vinho, mostra a suntuosidade das casas de fazendas paulistas".

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados