Felipe Niemeyer   |   06/06/2008 17:41

Paraty aposta na qualificação do produto

Paraty aposta na qualificacao do produto PARATY - O Ministerio do Turismo, o Instituto Casa Brasil de Cultura e a prefeitura de Paraty lanca

PARATY - O Ministério do Turismo, o Instituto Casa Brasil de Cultura e a prefeitura de Paraty lançam, neste momento, o plano Mar de Cultura, com consultoria da Chias Marketing. O plano tem como meta o desenvolvimento turístico do destino fluminense, tendo como foco o potencial cultural da região. “É importante ressaltar e deixar claro que este plano tem metas ligadas ao fluxo turístico e à qualidade do produto e não simplesmente à cultura”, afirmou o secretário de Políticas do Turismo do MTur, Airton Pereira. “Percebemos que a cultura é um fator agregador que dá sustentabilidade ao processo de desenvolvimento do turismo na região e faz o destino superar dificuldades como a questão da infra-estrutura”, disse o presidente do Instituto Casa Azul, de Paraty, Mauro Munhoz.

Paraty se prepara para um novo momento em seu posicionamento no mercado. A cidade já ultrapassou Búzios em número de recebimento de turistas e figura como o segundo destino receptor de visitantes no Estado do Rio de Janeiro, segundo a Secretaria de Turismo de Paraty. A cidade vai ter ainda um projeto da ONU para o desenvolvimento do turismo sustentável e trabalha para se tornar Patrimônio da Humanidade da Unesco. Para atingir este objetivo, além dos planos de marketing e comercialização, o destino investe na infra-estrutura local. Cerca de R$ 20 milhões serão aplicados em saneamento básico e há planos para a construção de um centro de convenções e de uma estação de tratamento de lixo.

A cidade de Paraty faz parte do grupo dos dez destinos referências entre os 65 definidos como indutores do turismo pelo MTur. O Instituto Casa Brasil de Cultura é o responsável pela gestão destes dez destinos, que já possuem uma estrutura turística mais desenvolvida. Este grupo será trabalhado de maneira segmentada. Fazem parte desta seleção: São João Del Rey (MG) – turismo de estudos e intercâmbio; Santa Catarina – turismo rural; Ribeirão Preto (SP) – negócios e eventos; Jericoacora (CE) – sol e praia; Barcelos (AM) – turismo de pesca; Brasília – turismo áudio-visual; Socorro (SP) – turismo de aventura especial; Santarém (PA) – Ecoturismo; Chapada Diamantina/Lençóis (MA) – turismo de aventura e Paraty (RJ) – turismo cultural. “Isso caracteriza a evolução do turismo de massa para o turismo de segmentação”, concluiu Pereira.


*Fonte: O Site PANROTAS viaja a convite do Instituto Casa Azul, de Paraty

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