Em crise, cruzeiros perdem 36% de paxs no Brasil
Entre 21 de novembro deste ano e 18 de abril de 2017, os mares brasileiros terão menos navios e, consequentemente, um número mais baixo de passageiros.
Entre 21 de novembro deste ano e 18 de abril de 2017, os mares brasileiros terão menos navios e, consequentemente, um número mais baixo de passageiros. Segundo números da Clia Abremar Brasil, serão transportados 381.694 hóspedes, uma queda avassaladora de 36% em comparação com a temporada 2015/2016, quando viajaram mais de 597 mil cruzeiristas.
A oferta também diminuiu para a próximo período. Um total de sete navios, menos três, irá percorrer a costa brasileira em cinco meses. A queda também reflete nos roteiros: 108. O número cai 48,8% em relação a temporada anterior, pois as opções alcançaram 211, ou seja, a redução de itinerários foi cortada quase pela metade.
A duração de cada viagem está mínima de três e máxima e 20 noites pelo mar. Em 2015/2016, porém, a permanência era menor: até nove dias em alto-mar. Com a saída de armadoras do Brasil e a redução das demais, grandes marcas permanecem por aqui.
Os transatlânticos serão: Costa Fascinosa, Costa Pacifica, MSC Musica, MSC Orchestra, MSC Preziosa, Norwegian Sun e Pullmantur Sovereign, sendo esse último fretado pela CVC. A Royal Caribbean não terá transatlânticos no País.
As embarcações navegarão por 13 destinos no Brasil, dois a menos em relação à época anterior. São elas: Ilhabela, Santos (SP), Rio de Janeiro, Búzios, Ilha Grande, Angra dos Reis, Cabo Frio (RJ), Porto Belo (SC), Salvador, Ilhéus (BA), Fortaleza, Maceió e Recife.
Além disso, com duas cidades a mais, os destinos sul-americanos chegam a 13 na próxima temporada: Buenos Aires, Ushuaia, Puerto Madryn (Argentina); Cabo Horn, Chacabuco, Chilean Fjords, Estreito de Magalhães, Puerto Montt, Punta Arenas e Valparaiso (Chile); Montevidéu, Punta del Este (Uruguai); e Port Stanley (Malvinas).
A oferta também diminuiu para a próximo período. Um total de sete navios, menos três, irá percorrer a costa brasileira em cinco meses. A queda também reflete nos roteiros: 108. O número cai 48,8% em relação a temporada anterior, pois as opções alcançaram 211, ou seja, a redução de itinerários foi cortada quase pela metade.
A duração de cada viagem está mínima de três e máxima e 20 noites pelo mar. Em 2015/2016, porém, a permanência era menor: até nove dias em alto-mar. Com a saída de armadoras do Brasil e a redução das demais, grandes marcas permanecem por aqui.
Os transatlânticos serão: Costa Fascinosa, Costa Pacifica, MSC Musica, MSC Orchestra, MSC Preziosa, Norwegian Sun e Pullmantur Sovereign, sendo esse último fretado pela CVC. A Royal Caribbean não terá transatlânticos no País.
As embarcações navegarão por 13 destinos no Brasil, dois a menos em relação à época anterior. São elas: Ilhabela, Santos (SP), Rio de Janeiro, Búzios, Ilha Grande, Angra dos Reis, Cabo Frio (RJ), Porto Belo (SC), Salvador, Ilhéus (BA), Fortaleza, Maceió e Recife.
Além disso, com duas cidades a mais, os destinos sul-americanos chegam a 13 na próxima temporada: Buenos Aires, Ushuaia, Puerto Madryn (Argentina); Cabo Horn, Chacabuco, Chilean Fjords, Estreito de Magalhães, Puerto Montt, Punta Arenas e Valparaiso (Chile); Montevidéu, Punta del Este (Uruguai); e Port Stanley (Malvinas).