Temporada paga R$ 122 mi em comissão, diz Abremar
As armadoras pagaram às agências de viagens R$ 122 milhões em comissões na temporada de cruzeiros 2010/11. Esse foi um dos números apontados pelo estudo “Cruzeiros Marítimos – Estudo de Perfil e Impactos Econômicos no Brasil”, realizado pela Fundação Getúlio Vergas do
As armadoras pagaram às agências de viagens R$ 122 milhões em comissões na temporada de cruzeiros 2010/11. Esse foi um dos números apontados pelo estudo “Cruzeiros Marítimos – Estudo de Perfil e Impactos Econômicos no Brasil”, realizado pela Fundação Getúlio Vergas do Rio de Janeiro (FGV-RJ). A apresentação ocorre neste momento no Seatrade South America Cruise Convention, no hotel Holiday Inn Parque Anhembi, e é feita por Airton Pereira.
Em relação ao número de cruzeiristas, mais de 792 mil brasileiros viajaram na temporada 2010/11. E, de um modo geral, o impacto gerado na economia nacional foi de R$ 1,3 bilhão, assegura Pereira. “Dentro desse valor, o maior gasto foi com combustível: R$ 290 milhões”, completa ele.
Outros dados dos cruzeiristas: 58,8% é do sexo feminino e 58,1% têm nível superior de instrução. “O Estado de São Paulo é o maior emissor: dali saíram 61% dos passageiros”, destaca Pereira.
Para a pesquisa, foram entrevistados quatro mil passageiros em cinco portos do País: Santos, Rio de Janeiro, Búzios, Ilhabela e Salvador.
Em relação ao número de cruzeiristas, mais de 792 mil brasileiros viajaram na temporada 2010/11. E, de um modo geral, o impacto gerado na economia nacional foi de R$ 1,3 bilhão, assegura Pereira. “Dentro desse valor, o maior gasto foi com combustível: R$ 290 milhões”, completa ele.
Outros dados dos cruzeiristas: 58,8% é do sexo feminino e 58,1% têm nível superior de instrução. “O Estado de São Paulo é o maior emissor: dali saíram 61% dos passageiros”, destaca Pereira.
Para a pesquisa, foram entrevistados quatro mil passageiros em cinco portos do País: Santos, Rio de Janeiro, Búzios, Ilhabela e Salvador.