SP: gastos de turistas na Copa podem passar de R$ 1 bi
A SPTuris revelou que os gastos e o tempo de permanência dos visitantes na capital paulista estão bem acima do esperado pela entidade. Com isso, a expectativa é que o impacto da Copa no turismo paulistano supere a estimativa inicial de R$ 700 milhões, e ultrapasse a marca de R$ 1 bilhão.
A São Paulo Turismo (SP Turis) revelou que os gastos e o tempo de permanência dos visitantes na capital paulista durante a Copa do Mundo estão bem acima do esperado pela empresa. A previsão dos gastos de cada turista era de R$ 1,8 mil, porém a média de durante a primeira fase da competição foi de R$ 2,2 mil entre brasileiros e de 4,8 mil entre os estrangeiros. A permanência também tem sido longa, de 4,4 dias para turistas nacionais e de 8,2 para internacionais. Com isso, a expectativa é que o impacto da Copa no turismo paulistano supere a estimativa inicial de R$ 700 milhões e ultrapasse a marca de R$ 1 bilhão.
Entre os dias 12 e 30 de junho, a cidade de São Paulo recebeu mais de 347 mil turistas, dos quais 121 mil (35%) estrangeiros. Segundo o secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da SP Turis, Wilson Poit, o número se aproxima da estimativa feita antes do início da competição - a expectativa inicial da entidade era que a cidade recebesse cerca de 400 mil turistas até o fim da Copa do Mundo.
No Brasil, os principais emissores de turistas para São Paulo foram as cidades do interior do Estado, que enviaram cerca de 78% dos visitantes. Na sequência aparecem Rio de Janeiro (4,45%), Minas Gerais (3,36%) e Paraná (3,07%). Entre os turistas estrangeiros, a emissão é liderada por países sul-americanos, com a Argentina no topo do ranking (31,7%), seguida por Chile (17,7%), Uruguai (8%) e Colômbia (5%). Estados Unidos e Inglaterra foram as nações não-latinas com maior número de turistas na capital paulista (4,18% cada).
“São Paulo está positivamente surpresa com o desempenho do turismo na Copa do Mundo. O público que tem vindo à cidade é diferente do que trazemos habitualmente e está se mostrando muito satisfeito e com intenção de retornar após o Mundial”, disse Poit. Já o ministro do Turismo, Vinicius Lages, afirmou que o desenvolvimento do turismo é um dos legados da Copa. “O sucesso que vemos em São Paulo é o mesmo das demais cidades-sede. Esperamos que a competição supere todas as expectativas iniciais e que consigamos utilizar esta exposição positiva de forma eficiente para impulsionar o setor no País durante os próximos anos”, concluiu o ministro.
Os dados revelados pela SP Turis fazem parte da terceira prévia da Pesquisa de Demanda e Perfil do Torcedor da Copa do Mundo em São Paulo. Para o estudo, foram ouvidos mais de cinco mil entrevistados.
Entre os dias 12 e 30 de junho, a cidade de São Paulo recebeu mais de 347 mil turistas, dos quais 121 mil (35%) estrangeiros. Segundo o secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da SP Turis, Wilson Poit, o número se aproxima da estimativa feita antes do início da competição - a expectativa inicial da entidade era que a cidade recebesse cerca de 400 mil turistas até o fim da Copa do Mundo.
No Brasil, os principais emissores de turistas para São Paulo foram as cidades do interior do Estado, que enviaram cerca de 78% dos visitantes. Na sequência aparecem Rio de Janeiro (4,45%), Minas Gerais (3,36%) e Paraná (3,07%). Entre os turistas estrangeiros, a emissão é liderada por países sul-americanos, com a Argentina no topo do ranking (31,7%), seguida por Chile (17,7%), Uruguai (8%) e Colômbia (5%). Estados Unidos e Inglaterra foram as nações não-latinas com maior número de turistas na capital paulista (4,18% cada).
“São Paulo está positivamente surpresa com o desempenho do turismo na Copa do Mundo. O público que tem vindo à cidade é diferente do que trazemos habitualmente e está se mostrando muito satisfeito e com intenção de retornar após o Mundial”, disse Poit. Já o ministro do Turismo, Vinicius Lages, afirmou que o desenvolvimento do turismo é um dos legados da Copa. “O sucesso que vemos em São Paulo é o mesmo das demais cidades-sede. Esperamos que a competição supere todas as expectativas iniciais e que consigamos utilizar esta exposição positiva de forma eficiente para impulsionar o setor no País durante os próximos anos”, concluiu o ministro.
Os dados revelados pela SP Turis fazem parte da terceira prévia da Pesquisa de Demanda e Perfil do Torcedor da Copa do Mundo em São Paulo. Para o estudo, foram ouvidos mais de cinco mil entrevistados.