Do total de turistas, 63,5% visitaram Rio na Copa
Dados que serão ainda divulgados pelo Ministério do Turismo, segundo uma pesquisa feita pela Fipe, vão revelar que dos um milhão de turistas estrangeiros que estiveram no Brasil na Copa do Mundo, 67% visitaram a cidade do Rio de Janeiro
Dados que serão ainda divulgados pelo Ministério do Turismo, segundo uma pesquisa feita pela Fipe, vão revelar que dos um milhão de turistas estrangeiros que estiveram no Brasil na Copa do Mundo, 67% visitaram a cidade do Rio de Janeiro. O dado foi apresentado pelo secretário Estadual de Turismo, Claudio Magnativa, durante balanço feito pela entidade e outras associações estaduais sobre a Copa do Mundo.
Apesar de não revelar como foi feito o cálculo, o secretário de Turismo afirmou que em 35 dias de torneio a cidade do Rio recebeu de mídia espontânea o mesmo que receberia em dez anos. “Mas não dá para viver apenas de mídia espontânea. É preciso incentivar a promoção da cidade. Este ano os recursos destinados à promoção do País foram menores do que nos últimos anos. O estande do Brasil nas feiras foi vergonhoso, sem uma ação proativa visando a Copa e a promoção do evento. Por isso, decidimos que o Rio de Janeiro não ficará a reboque do governo federal. Vamos criar uma agenda própria de promoção em parceria com entidades estaduais como ABIH-RJ, Rio Convention e Bito, por exemplo, e vamos promover o Estado em feiras de turismo no exterior”, explicou.
Durante o balanço, Magnavita criticou a ausência de placas e cardápios em espanhol. Segundo ele, o governo federal se preocupou muito com o inglês e esqueceu-se da língua espanhola, a mais falada na América Latina. “Por conta disso, iremos criar um programa de formação e capacitação para profissionais que trabalham com turismo focado em espanhol”.
Apesar de não revelar como foi feito o cálculo, o secretário de Turismo afirmou que em 35 dias de torneio a cidade do Rio recebeu de mídia espontânea o mesmo que receberia em dez anos. “Mas não dá para viver apenas de mídia espontânea. É preciso incentivar a promoção da cidade. Este ano os recursos destinados à promoção do País foram menores do que nos últimos anos. O estande do Brasil nas feiras foi vergonhoso, sem uma ação proativa visando a Copa e a promoção do evento. Por isso, decidimos que o Rio de Janeiro não ficará a reboque do governo federal. Vamos criar uma agenda própria de promoção em parceria com entidades estaduais como ABIH-RJ, Rio Convention e Bito, por exemplo, e vamos promover o Estado em feiras de turismo no exterior”, explicou.
Durante o balanço, Magnavita criticou a ausência de placas e cardápios em espanhol. Segundo ele, o governo federal se preocupou muito com o inglês e esqueceu-se da língua espanhola, a mais falada na América Latina. “Por conta disso, iremos criar um programa de formação e capacitação para profissionais que trabalham com turismo focado em espanhol”.