Renato Machado   |   13/02/2017 14:52

BC reduz projeção de inflação para 4,47% em 2017

O mercado financeiro dá mostras de que a tendência é que a crise econômica se estanque em 2017 e a economia melhore no próximo ano.

O mercado financeiro dá mostras de que a tendência é que a crise econômica se estanque em 2017 e a economia melhore no próximo ano. Um dos medidores, a inflação, é estimada semanalmente por líderes do mercado financeiro por meio do boletim Focus. No relatório desta semana, o documento estima que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2017 será de 4,47%.

Esse valor marca uma nova queda na projeção, que na semana passada era de 4,64%. Para 2018, a estimativa do IPCA se mantém em 4,5% - valor consolidado há 29 semanas consecutivas. Esta que é a porcentagem ideal para o BC no ano que vem, com uma tolerância de 1,5 ponto percentual para baixo ou para cima (no caso, entre 3% e 6%).

O boletim é realizado tendo como base projeções de instituições financeiras e aborda também outros indicadores econômicos. Para o Produto Interno Bruto (PIB), o Focus projeta crescimento de 0,48% - 0,01% abaixo dos valores da semana passada. Já para 2018, a estimativa do crescimento econômico subiu de 2,25% para 2,30%.


*Fonte: Agência Brasil

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.