ES vai usar big data para analisar perfil do turista
Parceria envolve Secretaria de Turismo capixaba e a Telefônica Vivo Business Solutions e Luca Data-Drive Decisions
O Turismo no Espírito Santo ganhou um reforço que poderá ter um efeito bem positivo já nas próximas temporadas. Com o uso de tecnologia, a demanda da região será analisada por Big Data em uma parceria entre a Secretaria de Turismo capixaba e a Telefônica Vivo Business Solutions e Luca Data-Drive Decisions.
De acordo com o órgão, o estudo dos dados “poderá determinar impactos diretos ou indiretos na economia, para auxiliar no planejamento e desenvolvimento de novos produtos turísticos, para determinar as características do turista, para permitir a formulação de estratégias promocionais e de marketing e para detectar mudanças nas preferências e características do turista”.
Com o uso da plataforma Smart Steps, o mapeamento começa com dados de 2016 – dados colhidos em 2017 também serão utilizados no segundo ano de estudo. As empresas envolvidas no projeto afirmam que, com o big data, serão feitas pesquisas de demanda turística para o Espírito Santo, para destinos e também para atrativos turísticos pré-determinados.
“O projeto irá ainda investigar dez eventos turísticos tradicionais no Estado com o objetivo de verificar, nos destinos de realização destes eventos, o número de visitantes e turistas e ainda permitir contabilizar o número de participantes do evento”, explica em comunicado.