Inspiração: 10 artigos campeões de leituras no Linkedin
O Linkedin acaba de divulgar a Top Voices, lista que reúne os brasileiros que mais se destacaram na rede social nos últimos 12 meses por meio de seus artigos.
Dreamstime
O Linkedin acaba de divulgar a Top Voices, lista que reúne os brasileiros que mais se destacaram na rede social nos últimos 12 meses por meio de seus artigos.
O ranking reúne usuários comuns, que não foram contratados pelo Linkedin para escrever, e os temas abordados nos textos são os mais variados possíveis, envolvendo assuntos que vão desde carreira, marketing, inovação e mercado de trabalho até tecnologia, empoderamento feminino, educação, entre outros. Em meio a 27 milhões de perfis de brasileiros, estes artigos se destacaram por terem o mesmo objetivo: estabelecer o diálogo com os leitores, ganhando voz ativa na plataforma.
Para quem ainda não se aventurou a escrever no site, a dica é estar em dia com os assuntos mais quentes. "O usuário não deve fugir do que está acontecendo no mundo e deve levar em conta que a sua experiência é única, assim como seu ponto de vista”, afirmou ao Portal Exame o editor do Linkedin, Guilherme Odri. Segundo ele, casos de plágio são raros, mas ocorrem. Para promover artigos na Pulse, plataforma de divulgação do Linkedin, o site exige que o usuário seja original e publique apenas textos com fotos. Depois disso, é só torcer para chover acessos.
Confira a seguir a lista dos vencedores:
1- Marc Tawil|
Divulgação/Linkedin
O diretor criativo da Tawil Comunicação escreve sobre questões que, na sua ótica, "merecem ser tratadas com mais atenção, respeito e coerência". Seu melhor artigo desse ano foi "A sua pontualidade diz muito sobre você. A sua impontualidade, mais ainda". Ao publicá-lo, Tawil percebeu que uma angústia sua era um problema muito mais profundo, social e cultural, que incomoda milhões de pessoas. O artigo teve mais de três milhões de leituras em nove meses.
2-Michel Lent Schwartzman
Divulgação/Linkedin
O sócio na Lent/AG costuma dividir com os leitores o seu dia a dia profissional e insights sobre o mercado e a comunicação digital. Seu melhor artigo esse ano foi "Quando em queda livre, admire a oportunidade", que fala sobre crise estrutural e conjuntural pela qual passamos – e do aspecto das oportunidades que existem nesses momentos.
3 -Matheus de Souza
Divulgação/Linkedin
Growth Hacker e sócio do Projeto CR.U.SH, ele escreve sobre empreendedorismo, marketing digital, criatividade e produtividade. Sua ideia é ajudar pessoas e empresas a resolverem problemas através de life & growth hacks. Seu melhor artigo esse ano foi "Um papo sobre confianças e bundas moles". Segundo o jovem, "os leitores fugiram dos comentários padronizados e se abriram mais".
4-Flávia Gamonar
Divulgação/Linkedin
A pesquisadora doutoranda, professora e co-founder da Content Review costuma tratar de assuntos relacionados a carreira, marketing, empreendedorismo e inovação. O objetivo da autora é ser "o mais real e humana possível", e seu melhor artigo esse ano foi "Para todos aqueles que já choraram escondido no banheiro da empresa", que fala sobre a infelicidade no trabalho. O texto teve mais de 500 mil views.
5-Olívia Bulla
Divulgação/Linkedin
A especialista em economia e mercado financeiro costuma fazer um resumo diário sobre o que acontece de mais importante no mercado financeiro e na economia nacional e internacional. Seu melhor artigo esse ano foi "Dia de festa?", produzido para a série especial do LinkedIn #DaquiPraFrente e publicado no dia da abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.
6-Think Olga
Divulgação/Linkedin
A co-fundadora do Think Eva e project manager no Think Olga costuma escrever sobre questões de igualdade de gênero e marketing consciente, e seu melhor artigo esse ano foi "O machismo mora nos detalhes", em que Nana aproveita o gancho de uma capa de revista com a ex-presidente Dilma Rousseff para explicar aos leitores o conceito de gaslighting – a violência emocional por meio de manipulação psicológica.
7-Paulo Fernando Silvestre Jr.
Divulgação/Linkedin
O executivo de mídias digitais, professor e palestrante costuma escrever sobre a forma como a cultura digital e seus efeitos sobre as pessoas e as empresas transformam a mídia, o marketing, o varejo, a educação e a maneira como as pessoas se relacionam entre si e com todo tipo de informação. O melhor artigo de Silvestre esse ano foi "Não entre na onda da fábrica de ódio das redes sociais". "Fiquei muito feliz com o debate que se criou em torno do artigo, com uma boa participação do público, incluindo alguns comentários que agregaram muito a todos os envolvidos", afirmou o autor.
8-Eden Wiedmann
Divulgação/Linkedin
O head de Planejamento da Cumbuca Serious Business costuma abordar e comentar novidades sobre comunicação e atualidades. Seu melhor artigo nesse ano foi "Abordando o submundo do WhatsApp". "Esse texto ajudou muita gente a perceber que existe um universo além de sua zona de conforto", conta Wiedmann.
9-Murillo Leal
Linkedin/Divulgação
O jornalista que escreve o Casal do Blog costuma assinar artigos que aproximam a juventude das questões do mercado de trabalho. Seu melhor texto esse ano foi "Ter emprego para pagar contas não faz sentido", texto mobiliza os leitores a realizarem mudanças em suas vidas. "Eu acho que com esse artigo tive um feedback de identificação muito grande com as pessoas", conta Leal.