Leonardo Ramos   |   08/12/2017 18:00

AF-KLM exclui bagagens e reduz tarifas transatlânticas

Tarifa econômica transatlântica da Air France-KLM faz parte de movimento de aéreas para concorrer com low costs

Divulgação/ Air France
Tarifa econômica transatlântica faz parte de movimento de aéreas para concorrer com low costs
Tarifa econômica transatlântica faz parte de movimento de aéreas para concorrer com low costs
Após a Scandinavian Airlines (SAS), foi a vez da Air France-KLM lançar nesta semana tarifas transatlânticas com valores reduzidos mediante a exclusão do despacho de bagagens junto da passagem.

Nomeada hand baggage only, ou só HBO (apenas bagagens de mão, em português), a nova gama de tarifas econômicas será vendida para voos que partem da Europa a partir de abril de 2018, para qualquer destino na América do Norte (EUA ou Canadá).

Com a alteração, serão basicamente três tipos de tarifas econômicas para voos transatlânticos da Air France-KLM, no sentido Europa-América do Norte:

  • Light: de menor custo, serão as tarifas HBO; se optar por despachar bagagens após adquirir a tarifa mais econômica, o valor por peça será de 50 euros
  • Standart: inclui o despacho de uma bagagem, além de alguns benefícios
  • Standart Plus: a categoria econômica mais elevada engloba o despacho de duas peças, e ainda uma quantidade maior de benefícios
Vale destacar que todas as tarifas econômicas mantém o direito a comidas e bebidas durante os voos internacionais transatlânticos.

CONCORRÊNCIA COM LOW-COSTS

A Air France/KLM não é a única a anunciar tarifas mais baratas que permitem apenas bagagens de mão em voos transatlânticos.

Tap, Aer Lingus e a Scandinavian Airlines (SAS) já tomaram a mesma atitude. Além delas, a estadunidense Delta e a italiana Alitalia - ambas parceiras de joint venture com a Air France-KLM - também devem instaurar em breve a tarifa HBO, segundo o site britânico Business Traveller. A American Airlines já teria manifestado interesse em estender suas tarifas econômicas básicas para voos transcontinentais.

O motivo, também segundo o site britânico, é a concorrência crescente de aéreas low cost nas rotas internacionais de longo alcance, principalmente em voos Europa-América do Norte.

Em maio deste ano já era previsto o aumento de voos de low costs nas rotas transatlânticas. A Norwegian Air, a islandesa Wow, a britânica Thomas Cook, as alemãs Eurowings (da Lufthansa) e Condor, e até a Level, recente low cost da IAG, são algumas das que realizam rotas com tarifas baixas entre os dois continentes.

Um passageiro econômico típico, assim, escolherá seu voo com base no que é chamado de "preço inicial", segundo o Business Traveller; ou seja, provavelmente alguma passagem das low costs. As tarifas HBO, com valores reduzidos e eliminando bagagens despachadas permitem, assim, que as operadoras tradicionais consigam baixar seus preços, se mantendo no jogo pela demanda econômica nos voos entre Europa e América do Norte, podendo, no futuro, incluir a nova tarifa em outros voos internacionais de longo alcance.


*Fonte: Business Traveller

conteúdo original: http://bit.ly/2Bj9TUq

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