AF-KLM exclui bagagens e reduz tarifas transatlânticas
Tarifa econômica transatlântica da Air France-KLM faz parte de movimento de aéreas para concorrer com low costs
Após a Scandinavian Airlines (SAS), foi a vez da Air France-KLM lançar nesta semana tarifas transatlânticas com valores reduzidos mediante a exclusão do despacho de bagagens junto da passagem.
Nomeada hand baggage only, ou só HBO (apenas bagagens de mão, em português), a nova gama de tarifas econômicas será vendida para voos que partem da Europa a partir de abril de 2018, para qualquer destino na América do Norte (EUA ou Canadá).
Com a alteração, serão basicamente três tipos de tarifas econômicas para voos transatlânticos da Air France-KLM, no sentido Europa-América do Norte:
CONCORRÊNCIA COM LOW-COSTS
A Air France/KLM não é a única a anunciar tarifas mais baratas que permitem apenas bagagens de mão em voos transatlânticos.
Tap, Aer Lingus e a Scandinavian Airlines (SAS) já tomaram a mesma atitude. Além delas, a estadunidense Delta e a italiana Alitalia - ambas parceiras de joint venture com a Air France-KLM - também devem instaurar em breve a tarifa HBO, segundo o site britânico Business Traveller. A American Airlines já teria manifestado interesse em estender suas tarifas econômicas básicas para voos transcontinentais.
O motivo, também segundo o site britânico, é a concorrência crescente de aéreas low cost nas rotas internacionais de longo alcance, principalmente em voos Europa-América do Norte.
Em maio deste ano já era previsto o aumento de voos de low costs nas rotas transatlânticas. A Norwegian Air, a islandesa Wow, a britânica Thomas Cook, as alemãs Eurowings (da Lufthansa) e Condor, e até a Level, recente low cost da IAG, são algumas das que realizam rotas com tarifas baixas entre os dois continentes.
Um passageiro econômico típico, assim, escolherá seu voo com base no que é chamado de "preço inicial", segundo o Business Traveller; ou seja, provavelmente alguma passagem das low costs. As tarifas HBO, com valores reduzidos e eliminando bagagens despachadas permitem, assim, que as operadoras tradicionais consigam baixar seus preços, se mantendo no jogo pela demanda econômica nos voos entre Europa e América do Norte, podendo, no futuro, incluir a nova tarifa em outros voos internacionais de longo alcance.
Nomeada hand baggage only, ou só HBO (apenas bagagens de mão, em português), a nova gama de tarifas econômicas será vendida para voos que partem da Europa a partir de abril de 2018, para qualquer destino na América do Norte (EUA ou Canadá).
Com a alteração, serão basicamente três tipos de tarifas econômicas para voos transatlânticos da Air France-KLM, no sentido Europa-América do Norte:
- Light: de menor custo, serão as tarifas HBO; se optar por despachar bagagens após adquirir a tarifa mais econômica, o valor por peça será de 50 euros
- Standart: inclui o despacho de uma bagagem, além de alguns benefícios
- Standart Plus: a categoria econômica mais elevada engloba o despacho de duas peças, e ainda uma quantidade maior de benefícios
CONCORRÊNCIA COM LOW-COSTS
A Air France/KLM não é a única a anunciar tarifas mais baratas que permitem apenas bagagens de mão em voos transatlânticos.
Tap, Aer Lingus e a Scandinavian Airlines (SAS) já tomaram a mesma atitude. Além delas, a estadunidense Delta e a italiana Alitalia - ambas parceiras de joint venture com a Air France-KLM - também devem instaurar em breve a tarifa HBO, segundo o site britânico Business Traveller. A American Airlines já teria manifestado interesse em estender suas tarifas econômicas básicas para voos transcontinentais.
O motivo, também segundo o site britânico, é a concorrência crescente de aéreas low cost nas rotas internacionais de longo alcance, principalmente em voos Europa-América do Norte.
Em maio deste ano já era previsto o aumento de voos de low costs nas rotas transatlânticas. A Norwegian Air, a islandesa Wow, a britânica Thomas Cook, as alemãs Eurowings (da Lufthansa) e Condor, e até a Level, recente low cost da IAG, são algumas das que realizam rotas com tarifas baixas entre os dois continentes.
Um passageiro econômico típico, assim, escolherá seu voo com base no que é chamado de "preço inicial", segundo o Business Traveller; ou seja, provavelmente alguma passagem das low costs. As tarifas HBO, com valores reduzidos e eliminando bagagens despachadas permitem, assim, que as operadoras tradicionais consigam baixar seus preços, se mantendo no jogo pela demanda econômica nos voos entre Europa e América do Norte, podendo, no futuro, incluir a nova tarifa em outros voos internacionais de longo alcance.
*Fonte: Business Traveller