BA e Amadeus testam unificação de processo de reserva
Novo padrão da Iata pretende unificar todos os trâmites de viagem em um só número ou documento, eliminando papeladas e facilitando o acesso para diferentes segmentos da viagem
Ainda era outubro de 2015 quando o então presidente da Iata, Tony Tyler, anunciava em palestra que pretendia implantar o sistema One Order nas reservas de passagens aéreas, iniciativa que busca modernizar os múltiplos e rígidos métodos de reserva, emissão de bilhetes, entrega e contabilidade, substituindo-os por um processo único e flexível processo de gerenciamento de pedido.
“O conceito é termos um único arquivo com todos os elementos necessários (dados do passageiro) para o ciclo da viagem”, explicou Tyler, na época. “Os passageiros e agentes não terão de acessar diversos números e documentos, o que facilitará a operação e cooperação entre as aéreas”.
Dois anos depois, British Airways e Amadeus deram mais um passo no sentido de colocá-lo de vez no mercado. Em parceria anunciada nessa semana, as duas empresas se comprometeram a instalar o novo padrão One Order nas reservas de tickets da aérea britânica.
Segundo comunicado da Amadeus, o sistema da Iata resultará na eliminação gradual dos múltiplos registros que são realizados hoje, bem como e-tickets e EMDs (Documento Eletrônico de Serviços, na sigla em inglês), que serão unificados em apenas um documento de viagem. Além disso, o padrão disponibilizará informações "em tempo real e de forma estruturada" para a contabilidade das receitas da companhia.
Assim, uma nova referência padronizada se tornará o ponto de acesso único para acesso de terceiros de qualquer etapa da viagem, como canais de distribuição, agentes, companhias aéreas e funcionários do aeroporto.
Tratando-se de um projeto piloto do One Order, a Amadeus também afirmou que disponibilizará para a Iata um feedback sobre o teste, para contribuir com o desenvolvimento do padrão.
O piloto está atualmente em estágio de desenvolvimento, e os testes já começaram, segundo as parceiras.
“O conceito é termos um único arquivo com todos os elementos necessários (dados do passageiro) para o ciclo da viagem”, explicou Tyler, na época. “Os passageiros e agentes não terão de acessar diversos números e documentos, o que facilitará a operação e cooperação entre as aéreas”.
Dois anos depois, British Airways e Amadeus deram mais um passo no sentido de colocá-lo de vez no mercado. Em parceria anunciada nessa semana, as duas empresas se comprometeram a instalar o novo padrão One Order nas reservas de tickets da aérea britânica.
Segundo comunicado da Amadeus, o sistema da Iata resultará na eliminação gradual dos múltiplos registros que são realizados hoje, bem como e-tickets e EMDs (Documento Eletrônico de Serviços, na sigla em inglês), que serão unificados em apenas um documento de viagem. Além disso, o padrão disponibilizará informações "em tempo real e de forma estruturada" para a contabilidade das receitas da companhia.
Assim, uma nova referência padronizada se tornará o ponto de acesso único para acesso de terceiros de qualquer etapa da viagem, como canais de distribuição, agentes, companhias aéreas e funcionários do aeroporto.
Tratando-se de um projeto piloto do One Order, a Amadeus também afirmou que disponibilizará para a Iata um feedback sobre o teste, para contribuir com o desenvolvimento do padrão.
O piloto está atualmente em estágio de desenvolvimento, e os testes já começaram, segundo as parceiras.