A330neo faz primeiro voo no sudoeste da França
Decolagem aconteceu na manhã desta quinta-feira e dá início ao programa de certificação
O primeiro A330neo fez o seu voo inaugural na manhã de hoje, com decolagem às 9h57 (horário local), no Aeroporto de Toulouse-Blagnac, na França. O modelo utilizado nesta quinta-feira foi um A330-900, que compõe o trio de aeronaves para voo-teste, com motores Rolls-Royce Trent 7000.
O programa de desenvolvimento para certificação do A330neo terá 1,4 mil horas no total: 1,1 mil horas para o A330-900 ganhar certificações do tipo EASA e FAA, e mais 300 horas para o A330-800, que serão finalizadas em 2019.
Lançada em julho de 2014, a mais recente geração de fuselagem larga (widebody) da fabricante reduz o consumo de combustível em mais de 14% por assento, de acordo com a Airbus. As duas versões do Neo (A330-800 e A330-900) vão acomodar 257 e 287 passageiros, respectivamente, em uma disposição dos bancos de três classes. A companhia portuguesa Tap será a primeira a utilizar o modelo, que começa a ser entregue em 2018.
O programa de desenvolvimento para certificação do A330neo terá 1,4 mil horas no total: 1,1 mil horas para o A330-900 ganhar certificações do tipo EASA e FAA, e mais 300 horas para o A330-800, que serão finalizadas em 2019.
Lançada em julho de 2014, a mais recente geração de fuselagem larga (widebody) da fabricante reduz o consumo de combustível em mais de 14% por assento, de acordo com a Airbus. As duas versões do Neo (A330-800 e A330-900) vão acomodar 257 e 287 passageiros, respectivamente, em uma disposição dos bancos de três classes. A companhia portuguesa Tap será a primeira a utilizar o modelo, que começa a ser entregue em 2018.