Resolução da Anac: mais contras do que prós
Nesta quinta-feira (28), durante a Abav Expo, a resolução 400 da Anac foi discutida. A ideia inicial do debate era apontar prós e contras da medidas, mas os aspectos negativos obtiveram muito mais atenção.
Nesta quinta-feira (28), durante a Abav Expo, a resolução 400 da Anac foi discutida por Marcelo Oliveira, assessor jurídico da Abav Nacional; Roberto Augusto Pfeiffer (foto), procurador do Estado de São Paulo; e Rose Larrat, diretora jurídica da Abav Nacional. A ideia inicial do debate era apontar prós e contras da medidas, mas os aspectos negativos obtiveram muito mais atenção.
Os debatedores sentiram a falta da presença de um representante da Abear na palestra à medida em que as companhias aéreas foram duramente criticadas, principalmente por Rose Larrat: “Da aérea para as agências de viagens, só chega a conta a ser paga”, sinalizando que os erros das primeiras sobram para serem resolvidas pelas segundas.
Ao final do discurso dos convidados, uma agente de viagens presente na plateia protestou que a resolução 400 da Anac é uma “lenda” e não está sendo cumprida atualmente. De acordo com a profissional, ainda não é possível alterar o nome do cliente com grafia incorreta na passagem. Para Pfeiffer, esses problemas precisam ser reportados à Anac, por se tratarem de um grande desrespeito ao consumidor. Oliveira argumentou que “a instrumentação ainda é muito nova” e erros desse tipo deverão ser corrigidos logo.