Grupo HNA pretende entrar na gestão do Rio Galeão
O grupo de investimento chinês HNA, acionário da Azul Linhas Aéreas e do Hilton, planeja substituir a Odebrecht na gestão do aeroporto Rio Galeão. A imprensa estrangeira noticia que a subsidiária de investimentos em infraestrutura da HNA pretende desembolsar
O grupo de investimento chinês HNA, acionário de Azul Linhas Aéreas, Tap e Hilton, planeja substituir a Odebrecht na gestão do aeroporto Rio Galeão. A imprensa estrangeira noticia que a subsidiária de investimentos em infraestrutura da HNA pretende desembolsar US$ 18,8 milhões para adquirir 60% da RJA (Rio de Janeiro Aeroportos), empresa que, ao lado do governo brasileiro, gere o equipamento por meio da Concessionária Aeroporto Rio de Janeiro (CARJ).
A CARJ atualmente se divide entre governo federal (49%) e RJA (51%). A RJA, por sua vez, é comandada pela Odebrecht e pela Changi Airports International (CAI). Com o montante, a HNA entraria no lugar da empreiteira brasileira no negócio, somando inicialmente 60% da RJA.
Ficou acordado que, na sequência, o grupo HNA venderá 9% para a CAI, resultando em participação de 51% (HNA) e 49% (CAI). Além da aquisição da parcela referente à Odebrecht, a HNA Investment também espera gastar US$ 325 milhões em taxas de concessão do aeroporto.
O CIO da HNA Infrastructure, Guanghui Ma, afirmou que “este investimento é um reflexo do compromisso do grupo de promover a inciativa ‘The Belt and the Road’, que visa fortalecer a cooperação entre China e países da América Latina, particularmente no desenvolvimento de projetos de infraestrutura”. A conclusão do negócio ainda está sujeita a aprovações dos governos chinês e brasileiro.
A CARJ atualmente se divide entre governo federal (49%) e RJA (51%). A RJA, por sua vez, é comandada pela Odebrecht e pela Changi Airports International (CAI). Com o montante, a HNA entraria no lugar da empreiteira brasileira no negócio, somando inicialmente 60% da RJA.
Ficou acordado que, na sequência, o grupo HNA venderá 9% para a CAI, resultando em participação de 51% (HNA) e 49% (CAI). Além da aquisição da parcela referente à Odebrecht, a HNA Investment também espera gastar US$ 325 milhões em taxas de concessão do aeroporto.
O CIO da HNA Infrastructure, Guanghui Ma, afirmou que “este investimento é um reflexo do compromisso do grupo de promover a inciativa ‘The Belt and the Road’, que visa fortalecer a cooperação entre China e países da América Latina, particularmente no desenvolvimento de projetos de infraestrutura”. A conclusão do negócio ainda está sujeita a aprovações dos governos chinês e brasileiro.
*Fonte: Air Cargo Week