Entrevista: como Iberia-BA disputa o passageiro no Brasil
Veja as estratégias traçadas pelo sales manager José Coimbra
A British Airways e a Iberia, companhias do Grupo IAG que operam no Brasil, devem intensificar suas forças na concorrência com outras aéreas europeias no País. De acordo com o country sales manager das aéreas britânica e espanhola em nosso mercado, José Coimbra, os brasileiros podem esperar melhores produtos e serviços em termos de tecnologias, aeroportos, cabines, entre outros.
Há ainda expectativa da chegada do Boeing 787-8 Dreamliner operando Rio de Janeiro-Londres a partir de outubro, a aeronave mais moderna da British. Recentemente, a British também anunciou investimento de 400 milhões de libras na executiva Club World. Aumento de frequência, wi-fi a bordo, entre outros temas foram abordados por Coimbra ao Portal PANROTAS durante o Top Sellers Iberia-British em Barcelona, feito com a CNT.
Confira os principais pontos:
Portal PANROTAS: Quais são os principais planos da British-Iberia em nosso mercado?
JOSÉ COIMBRA: A British Airways e a Iberia estão focadas no aprimoramento de produtos e serviços para os clientes brasileiros. A British Airways, por exemplo, anunciou recentemente investimentos em novas tecnologias visando oferecer serviços mais modernos nos aeroportos, melhorias no catering e no design das cabines, visando oferecer uma experiência diferenciada de viagem. A Iberia, por sua vez, está apresentando novidades para o mercado brasileiro com a introdução da cabine Premium Economy que irá atender melhor as demandas dos clientes.
PP: Há novos produtos para anunciar?
COIMBRA: Os clientes que chegam ou partem do Brasil pela British Airways poderão, em breve, desfrutar do mais novo produto da companhia, o Boeing 787-8 Dreamliner, que será utilizado para operar os voos entre o aeroporto de Londres Heathrow e Galeão, em Rio de Janeiro, a partir de 29 de outubro. Esta é uma das aeronaves mais avançadas tecnologicamente no mercado de aviação comercial. Foi desenvolvida para oferecer mais conforto e bem-estar aos passageiros. Por meio de novas tecnologias, o Dreamliner minimiza os efeitos da turbulência e reduz os efeitos do jet lag. A aeronave também possui as maiores janelas do mercado de aviação comercial e oferece em cada uma delas a tecnologia dimmer switch, que elimina as persianas e permite ao passageiro controlar a entrada de luz. Somado a isso, o avião é muito eficiente quanto ao aproveitamento de combustível, gastando até 20% a menos do que as demais aeronaves comerciais do mesmo porte.
A Iberia por sua vez irá introduzir a cabine Premium Economy nos voos operados pela companhia que partem e chegam ao Brasil até o final deste ano. A nova Premium Economy se diferencia da cabine Turista (Econômica da Iberia) já no embarque: os passageiros dessa cabine têm prioridade no ingresso e na saída da aeronave e uma maior franquia de bagagem. Na cabine, as diferenças ficam por conta de poltronas mais largas, que reclinam 40% a mais do as da cabine Turista, e maior espaço para as pernas entre as fileiras. A Iberia também oferecerá na cabine Premium Economy suporte para cabeça ajustável e apoio para os pés, além de fones de ouvido com cancelamento de ruído, um kit exclusivo de amenities e diferentes opções no menu.
A British Airways foi a primeira aérea comercial a lançar uma cabine econômica premium, a World Traveller Plus. Atualmente oferecemos uma excelente tarifa para viagem nessa cabine, visando consolidar esse produto entre os clientes brasileiros. Para viagens originadas no Rio de Janeiro e São Paulo as diferenças de tarifas entre essa cabine e a econômica (World Traveller) começam em 300 e 350 dólares, respectivamente.
PP: Há novos serviços a serem anunciados?
COIMBRA: A British Airways anunciou recentemente o investimento de 400 milhões de libras esterlinas na Club World (executiva), com foco na excelência das cabines premium. Um novo serviço de catering está sendo introduzido nos lounges executivos de Heathrow, com alimentos de ainda melhor qualidade e café da manhã estendido até às 11h. A partir de julho, a cabine contará com nova roupa de cama, travesseiros maiores e edredons mais macios para fornecer uma melhor noite de sono a bordo. E, a partir de setembro, um novo serviço de gastronomia boutique será oferecido a bordo da Club World. O serviço de catering será apresentado ao passageiro para que ele possa selecionar, ao visualizar o prato, a opção que mais lhe agrada.
Ainda no segmento premium, a British Airways lançou a “First Wing”, nova área de check-in que oferece uma experiência de embarque mais rápida e exclusiva para os clientes First e membros do Gold Executive Club no Terminal 5 do aeroporto de Heathrow-Londres. A nova ala inclui duas novas áreas de segurança e acesso direto ao Galleries First Lounge e Concorde Room e conta com uma área de estar descontraída, localizada após a segurança, para que os clientes reúnam seus pertences mais tranquilamente.
Somado a isso, a British Airways tem investido em mais tecnologia e qualidade para todos os clientes. Entre eles estão: check-in de autoatendimento e portões de embarque com reconhecimento biométrico que agilizam o processo de embarque no aeroporto de Heathrow, e o serviço executivo em voos internos no Reino Unido (Club Europe), além de lounges modernizados.
PP: Iberia ou BA vão mexer nas frequências no Brasil? E em aeronaves?
COIMBRA: A British Airways prevê um aumento na frequência de voos para o Rio de Janeiro para seis por semana a partir de 29 de outubro. Em São Paulo, já operamos voos diários e a novidade será a substituição da atual aeronave por um Boeing 777-300 a partir de 29 de outubro. A partir dessa mudança, a companhia irá oferecer mais conforto, um melhor sistema de entretenimento e um aumento de 35% na oferta de assentos para os clientes que partem e chegam a São Paulo.
A Iberia, por sua vez, não prevê mudanças.
PP: Wi-fi a bordo?
COIMBRA: A Iberia oferece desde 2014 wi-fi a bordo de suas aeronaves, que permite aos passageiros acessarem a internet durante o voo em seus próprios devices.
Já a British Airways oferece desde abril wi-fi em todas as cabines nos voos de longa distância. A rede de wi-fi nos voos de curta distância será implantada no final deste ano, quando a British Airways irá se tornar a primeira companhia aérea a oferecer conectividade 4G na Europa, prevendo ter 90% de sua frota total conectada até 2019. Os clientes poderão usar seus próprios dispositivos para navegar na internet, acessar e-mail e verificar as mídias sociais. Além disso, será possível obter conteúdo de vídeo de sites como Netflix e YouTube.
PP: Como está a ocupação? Como está a frequência atualmente dos viajantes a negócios? Está maior do que os passageiros de lazer?
COIMBRA: As empresas não detalham esse tipo de informação. Mas podemos destacar a relevância do trade de agências como canais de vendas, principalmente nos segmentos corporativo e de luxo. Para promover os produtos British Airways e Iberia para este público, promovemos uma média de uma ação promocional por mês no Brasil com as agências. Isso impacta o desempenho das empresas nesses segmentos.
PP: Perspectivas em relação ao joint business com a Latam?
COIMBRA: As informações sobre este processo já foram todas divulgadas. O Cade aprovou o acordo comercial com algumas ressalvas.