Renato Machado   |   30/03/2017 17:38

Azul usa app para aprimorar comunicação com funcionários

Em busca de uma experiência mais eficaz, a Azul Linhas Aéreas criou para seus colaboradores um aplicativo de celular, o Minha Azul.

Emerson Souza
Antonoaldo Neves, presidente da Azul Linhas Aéreas
Antonoaldo Neves, presidente da Azul Linhas Aéreas
Há um desafio que é comum a todas as companhias aéreas comerciais: a comunicação interna. Com a maioria dos funcionários em ação longe de computadores, passar uma informação estratégica e crucial para o dia a dia da empresa não é das tarefas mais simples. Em busca de uma experiência mais eficaz, a Azul Linhas Aéreas criou para seus colaboradores um aplicativo de celular, o Minha Azul.

A plataforma une áreas de informes e notícias a uma interface de rede social. “Informação, praticidade e convergência são os diferenciais dessa ferramenta, que marca uma nova fase da comunicação interna e da forma de relacionamento entre os tripulantes", aposta o presidente da Azul, Antonoaldo Neves.

A companhia, que emprega mais de dez mil pessoas, lançou a novidade há menos de 20 dias e afirma já contabilizar cinco mil downloads – o app está disponível nas plataformas IOS e Android. Sem a necessidade de um novo cadastro, o acesso é facilitado utilizando os mesmos logins e senhas utilizados nos portais internos da Azul.

“Aplicativos são cada vez mais comuns – quase que indispensáveis – no mundo de hoje. Fazemos muitas coisas por meio deles. Por que não utilizar essa tecnologia a serviço da comunicação organizacional? E justamente por termos tantos, por que não concentrar o máximo deles num único lugar? Mais do que moderno, é preciso ser útil", diz Neves.

O aplicativo é dividido em seções. Na “home”, a equipe de comunicação interna filtra as notícias mais importantes da aérea, além de disponibilizar fotos e galerias. Em “news”, o funcionário terá acesso a todas as notícias em ordem cronológica.

“Seções” é a área em que o profissional poderá visualizar notícias por área, selecionando assim as informações mais relevantes para seu dia a dia. Há também o “serviços”, com atalhos para partes do sistema, como escalas de trabalho, vagas internas e horários.

Por fim, o caráter de rede social vem com o “zoom”, seção que será alimentada pelos próprios usuários com imagens e atualizações que julguem importantes. Tal qual o Facebook, essa área permitirá interação entro colegas, com comentários e curtidas.

“Em uma empresa onde cerca de 95% dos tripulantes trabalham longe de computadores, seja nas aeronaves, nas pistas de aeroportos ou em atendimento direto aos Clientes, e com o uso cada vez maior do celular para acesso a inúmeras informações e serviços, nada mais justo que criarmos um aplicativo para que todos os trabalhadores da Azul possam estar ainda mais perto da empresa e atualizados sobre todos os acontecimentos nas mais de 100 bases da companhia”, comenta a diretora de Marketing e Comunicação da Azul, Claudia Fernandes. A companhia deixa claro que os atuais meios de comunicação, por meio de informes via e-mail, seguirão sendo utilizados.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados