Passageiro terá de pegar ônibus após trem para Guarulhos
Passageiros terão de pegar ônibus entre a futura estação de trem da linha 13-jade e o Aeroporto Internacional de Guarulhos.
Depois de postergar pelo menos três vezes a data de conclusão da linha 13-jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que liga a linha 12-safira com o Aeroporto de Guarulhos, a gestão Geraldo Alckmin prevê a conclusão da obra para 2018, segundo informou o jornal Folha de S. Paulo. Porém, ao contrário do plano original, os passageiros ainda terão de pegar um ônibus dentro do aeroporto para chegar aos terminais.
Inicialmente o ônibus era tido como um paliativo até que a concessionária do aeroporto entregasse ao governo do Estado um monotrilho para fazer essa interligação, com prazo de conclusão estimado para 2020 e custo próximo de US$ 40 milhões. Após decisão da concessionária GRU Airport de construir um shopping no local onde seria a estação do monotrilho, o transporte por ônibus será adotado permanentemente, de forma gratuita.
A linha da CPTM deve chegar até o terminal 1 do aeroporto, da onde saem voos da Azul e da Passaredo, mas ficará a cerca de dois quilômetros dos outros terminais, da onde saem a maioria dos voos. Um possível problema do uso do ônibus é a quantidade de passageiros que poderá ser transportado por viagem – até 80 – número inferior ao que poderá chegar pela linha de trem que é de até 2,6 mil.
O governo do Estado fez uma proposta à GRU Airport, de permitir que os passageiros façam check-in antecipado e despacho de bagagens na estação Brás do Metrô e da CPTM, no centro de São Paulo. De lá seriam 30 minutos até a estação Engenheiro Goulart, depois mais 12 quilômetros pela linha 13-jade até Cumbica. O tempo previsto no deslocamento do centro até a futura estação do aeroporto é cerca de 50 minutos. O plano previsto pelo governo inclui a destinação de pelo menos um vagão para o transporte das bagagens, que ficariam a cargo das próprias companhias aéreas.
*Fonte: Folha