Pedro Sibahi   |   24/02/2017 13:50

Passageiro terá de pegar ônibus após trem para Guarulhos

Passageiros terão de pegar ônibus entre a futura estação de trem da linha 13-jade e o Aeroporto Internacional de Guarulhos.


Wikicommons
Passageiros terão que pegar ônibus para aeroporto após trem da CPTM
Passageiros terão que pegar ônibus para aeroporto após trem da CPTM

Depois de postergar pelo menos três vezes a data de conclusão da linha 13-jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que liga a linha 12-safira com o Aeroporto de Guarulhos, a gestão Geraldo Alckmin prevê a conclusão da obra para 2018, segundo informou o jornal Folha de S. Paulo. Porém, ao contrário do plano original, os passageiros ainda terão de pegar um ônibus dentro do aeroporto para chegar aos terminais.

Inicialmente o ônibus era tido como um paliativo até que a concessionária do aeroporto entregasse ao governo do Estado um monotrilho para fazer essa interligação, com prazo de conclusão estimado para 2020 e custo próximo de US$ 40 milhões. Após decisão da concessionária GRU Airport de construir um shopping no local onde seria a estação do monotrilho, o transporte por ônibus será adotado permanentemente, de forma gratuita.

A linha da CPTM deve chegar até o terminal 1 do aeroporto, da onde saem voos da Azul e da Passaredo, mas ficará a cerca de dois quilômetros dos outros terminais, da onde saem a maioria dos voos. Um possível problema do uso do ônibus é a quantidade de passageiros que poderá ser transportado por viagem – até 80 – número inferior ao que poderá chegar pela linha de trem que é de até 2,6 mil.

O governo do Estado fez uma proposta à GRU Airport, de permitir que os passageiros façam check-in antecipado e despacho de bagagens na estação Brás do Metrô e da CPTM, no centro de São Paulo. De lá seriam 30 minutos até a estação Engenheiro Goulart, depois mais 12 quilômetros pela linha 13-jade até Cumbica. O tempo previsto no deslocamento do centro até a futura estação do aeroporto é cerca de 50 minutos. O plano previsto pelo governo inclui a destinação de pelo menos um vagão para o transporte das bagagens, que ficariam a cargo das próprias companhias aéreas.


*Fonte: Folha

conteúdo original: http://bit.ly/2lKIRwJ

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados