Hotel, lounge e área para menores: o renovado Paris-CDG
Em evento realizado juntamente com a Air France, que opera mil voos diários no aeroporto Charles de Gaulle, o Grupo ADP – Aéroports de Paris apresentou as últimas melhorias feitas no terminal
PARIS - Maior hub europeu em termos de conexões intercontinentais, de acordo com a ACI Europe, e o segundo maior aeroporto do continente em número de passageiros – atrás apenas de Heathrow, em Londres –, com 65,8 milhões em 2016. Esses números talvez falem por si só, mas o aeroporto de Paris, Charles de Gaulle, tem planos ambiciosos para atrair ainda mais pessoas e aeronaves.
Em evento na semana passada realizado juntamente com a Air France, que opera mil voos diários no local para mais de 320 destinos, o Grupo ADP – Aéroports de Paris, que administra o aeroporto, apresentou as últimas melhorias feitas no terminal. Elas incluem um hotel dentro da área de embarque, um lounge aberto a todos passageiros e uma área para menores desacompanhados.
A ideia é, em parceria com a Air France, tornar o CDG um centro cada vez mais relevante para a aviação internacional, aproveitando a posição estratégica entre ocidente e oriente. “Assim como outros mercados, aeroportos estão em competição. Um voo da China para as Américas tem pelo menos dez opções de conexão, e precisamos cada vez mais nos firmar como a melhor opção”, justificou o CEO e presidente do ADP, Augustin Romanet.
O AEROPORTO
Antes de tudo, é necessário entender o tamanho do aeroporto Charles de Gaulle: são três terminais, e a Air France opera seu hub no terminal 2, compreendo as áreas 2E (onde partem e chegam os voos internacionais), 2F e 2G, essas duas últimas reservadas aos voos dentro do espaço Schengen, da União Europeia.
No terminal 2E, há os grupos de portões K, L e M para embarque. Entre eles, há um rápido shuttle interno que leva os passageiros de um ponto a outro em poucos minutos. É na área M, a última que foi inaugurada, em que normalmente são operados os voos para o Brasil. Esse espaço funciona em horário reduzido pela pequena demanda, o que dá uma noção do quanto o aeroporto ainda pode crescer.
Confira abaixo um resumo das novidades recentes, que o Portal PANROTAS observou de perto. O relato completo do aeroporto e dos investimentos da Air France você acompanha na próxima edição do Jornal PANROTAS:
LOUNGE ABERTO
Inaugurado em novembro do ano passado na área L, o novo lounge Instant Paris atende qualquer passageiro em movimentação na área internacional do aeroporto, gratuitamente. Apenas a alimentação no local é paga. São vários sofás e uma pequena biblioteca à disposição no espaço, que emula um confortável apartamento francês.
HOTEL NA ÁREA DE EMBARQUE
O Yotel Air faz parte do Instant Paris, mas é uma área à parte e paga. São 84 cabines compactas, que podem ser alugadas por hora – com um mínimo de quatro horas – a um preço mínimo de 75 euros. A exceção são as cabines apenas com chuveiros, que podem ser alugadas por uma hora a 15 euros. São quartos para duas a quatro pessoas, incluindo quatro cabines acessíveis para cadeirantes.
ESPAÇO PARA MENORES DESACOMPANHADOS
São mais de 300 mil crianças e adolescentes que viajam anualmente nas rotas da Air France sob a responsabilidade da empresa. Destas, mais de 59 mil partiram do hub CDG em 2016, o que evidencia a necessidade de uma estrutura específica para elas. Por isso, o Kids Solo foi criado em abril do ano passado, dando entretenimento e conforto aos menores desacompanhados que voam pela companhia.
Ele fica alocado também na área L, e comporta até 80 crianças no período de pico. Há camas, vídeo-games, brinquedos, livros e comida à disposição. Além, é claro, do acompanhamento profissional. O espaço recebe viajantes com entre cinco e 18 anos de idade, e as regras para admissão dos menores desacompanhados nos voos da Air France estão disponíveis aqui.
O Portal PANROTAS viajou a convite da AIr France com proteção GTA