Airbus e Boeing planejam expandir A350 e B777X
As duas maiores fabricantes de aeronaves no mundo, Boeing e Airbus, já sinalizam como viável a ideia de de oferecer nova roupagem aos moderlos A350 e 777X, uma variante da família Boeing 777. A possibilidade das empresas darem sequência na atualização destes
As duas maiores fabricantes de aeronaves no mundo, Boeing e Airbus, já sinalizam como viável a ideia de oferecer nova roupagem aos modelos A350 e 777X – variante da família Boeing 777. A possibilidade das empresas darem sequência na atualização destes modelos vem sendo discutida desde o início do ano e ganhou mais força no no Farnborough International Airshow deste ano.
A Boeing confirmou os estudos para um 777-10X e acrescentou que tal extensão seria relativamente fácil de realizar. "É bastante simples para nós", disse o presidente da Boeing Commercial Airplanes, Ray Conner. "Nós temos o 777-9X e o 8X, e isso poderia ser uma extensão da família, dependendo do que os clientes realmente querem". A Boeing está em vias de conseguir a liberação de "engenharia de passageiro" para o modelo 777-9X, até agora maior membro da nova família 777X. O 777-9X está programado para entrar em serviço em 2020.
Já a Airbus vem considerando a extensão do A350 há cerca de dois anos. O raciocínio por trás desse movimento seria ser capaz de oferecer uma versão semelhante em tamanho e assento ao 777-9X da Boeing. A Airbus, no entanto, tem argumentado que a Boeing aumentou sua capacidade para reduzir os custos unitários, mas disse que não está claro se as companhias aéreas realmente precisam da capacidade adicional nesse segmento de mercado.
As conversas com várias companhias aéreas se intensificaram este ano, com foco nas operadoras asiáticas. Entre aqueles que manifestaram interesse em um ainda maior A350 é Cathay Pacific. O CEO da Singapore Airlines, Goh Choon Phong, disse em um evento de entrega recente em Toulouse que sua empresa está monitorando continuamente os planos de desenvolvimento da Airbus e da Boeing, mas não se comprometerá com declarações mais concretas.
A Boeing confirmou os estudos para um 777-10X e acrescentou que tal extensão seria relativamente fácil de realizar. "É bastante simples para nós", disse o presidente da Boeing Commercial Airplanes, Ray Conner. "Nós temos o 777-9X e o 8X, e isso poderia ser uma extensão da família, dependendo do que os clientes realmente querem". A Boeing está em vias de conseguir a liberação de "engenharia de passageiro" para o modelo 777-9X, até agora maior membro da nova família 777X. O 777-9X está programado para entrar em serviço em 2020.
Já a Airbus vem considerando a extensão do A350 há cerca de dois anos. O raciocínio por trás desse movimento seria ser capaz de oferecer uma versão semelhante em tamanho e assento ao 777-9X da Boeing. A Airbus, no entanto, tem argumentado que a Boeing aumentou sua capacidade para reduzir os custos unitários, mas disse que não está claro se as companhias aéreas realmente precisam da capacidade adicional nesse segmento de mercado.
As conversas com várias companhias aéreas se intensificaram este ano, com foco nas operadoras asiáticas. Entre aqueles que manifestaram interesse em um ainda maior A350 é Cathay Pacific. O CEO da Singapore Airlines, Goh Choon Phong, disse em um evento de entrega recente em Toulouse que sua empresa está monitorando continuamente os planos de desenvolvimento da Airbus e da Boeing, mas não se comprometerá com declarações mais concretas.