20 aeronaves que todo fã de aviação deveria conhecer
Confira os aviões mais interessantes dos últimos 50 anos
O tráfego aéreo cresceu mais de 85% nos últimos 15 anos no mundo. Apesar de grande parte da população mundial ter à disposição voos para locais inimagináveis, os modelos de aeronaves tendem a ser parecidos, proporcionando deslocamentos bastante semelhantes. Assim, se torna cada vez mais difícil obter uma experiência fora do comum ao voar. Mas nada de desânimo, este guia rápido vai mudar seus conceitos.
Confira abaixo uma lista com as 20 mais interessantes aeronaves dos últimos 50 anos.
De Havilland Canada DHC-G Twin Otter
Usada frequentemente para transporte regional, a Twin Otter é uma pequena aeronave capaz de pousos incríveis. Ela pode ser utilizada, por exemplo, em Saba (uma ilha no Caribe), que tem a menor pista para voos comerciais do mundo.
Boeing 737
Poucas aeronaves alcançaram o status icônico da chamada “Jumbo Jet”. Sua forma facilmente reconhecível, capacidade e segurança, a fizeram conhecida por mais de quatro décadas.
IIyushin II-76
A grande função deste avião na era soviética era o transporte militar, principalmente por a segura aeronave de quatro motores poder operar em áreas não pavimentadas e em pistas curtas. Além disso, é possível utilizá-la para vôos de gravidade zero.
Antonov An-72
Uma das aeronaves de aparência mais estranha, a An-72 tem o apelido de Cheburashka por se parecer com um desenho animado soviético de mesmo nome.
BAe 146
A aeronave de design bastante distinto possui quatro motores embaixo das asas e ampla cabine. Ainda há grande número de exemplares da BAe-146 operando pela companhia aérea belga Brussels Airlines.
ATR 42
A aeronave foi criada no início dos anos 80 em uma parceria entre a companhia francesa Aerospatiale (agora parte da Airbus) e a italiana Alenia. As duas planejavam criar um avião regional que utilizasse hélices e, assim, surgiu o ATR 42, com bastante sucesso em seu nicho de mercado.
Airbus 320
O A320 foi a resposta da Airbus ao Boeing 737, uma nova abordagem dos vôos comerciais. Até hoje há evoluções desta aeronave, como o A320neo, que começou a ser entregue recentemente.
An-225 Mriya
É considerada a maior aeronave do mundo. Foi projetada para carregar as naves espaciais soviéticas, mas foi convertida para o transporte de cargas aéreas que nenhum outro modelo é capaz realizar.
IIyushin II-96
Com apenas 29 aeronaves já construídas, a II-96 é reconhecida pelo teto alto da cabine, algo pouco comum. Tecnicamente ainda está em produção.
Airbus 340
Foi criado para desafiar os modelos nascidos nos Estados Unidos à época. Esta aeronave saiu de linha porque outros modelos poderiam realizar o mesmo trabalho consumindo bem menos combustível.
Bombardier CRJ
Esta aeronave abriu o caminho para a popularização de aviões regionais. Como diz o nome, foi fabricada pela canadense Bombardier.
Boeing 777
O avião que geralmente tem a bordo de 300 a 450 pessoas foi o primeiro a ser 100% projetado digitalmente. Além disso, possui as maiores turbinas e é o mais vendido da categoria. É o favorito de empresas como British Airways, Emirates e Air France.
Embraer E-Jet
A brasileira Embraer conseguiu abocanhar grande parte do mercado de aviões regionais com este avião, concorrendo com a canadense Bombardier.
Uma nova geração da família E-Jet tem previsão para 2018.
Antonov An-148
Bastante raro (apenas 40 foram produzidos até hoje), lembra o BAe 146 no seu design pouco convencional. Para voar nele basta comprar uma passagem com Rossiya, Angara Airlines of Russia, Cubana de Aviacion ou Air Koryo.
Airbus 380
Tornou-se um ícone em razão de ser silencioso e extremamente fácil de manobrar. A companhia que mais o opera é a Emirates.
Sukhoi Superjet 100
Esta aeronave representa a volta da Rússia à cena de aviões civis. Fabricada em conjunto com a italiana Alenia e outras companhias estrangeiras, tem como público-alvo os consumidores de aviões com menos de 110 lugares.
Boeing 787
Primeiro avião a fazer grande uso de materiais compostos, sendo capaz de conectar mercados secundários diretamente de forma bastante rentável.
Airbus 350 XWB
Capaz de acomodar entre 280 e 400 passageiros, compete com o Boeing 777 e é a evolução do A380. Teve mais de 800 pedidos e as entregas começaram em 2015.
Bombardier Cseries
É a tentativa da Bombardier de entrar no mercado de aviões médios (entre 110 e 160 assentos) e competir com Airbus e Boeing. Tem seu primeiro vôo comercial planejado para 15 de julho deste ano, com a Swiss Global Airlines, já tendo sido entregue à companhia.
Confira abaixo uma lista com as 20 mais interessantes aeronaves dos últimos 50 anos.
De Havilland Canada DHC-G Twin Otter
Usada frequentemente para transporte regional, a Twin Otter é uma pequena aeronave capaz de pousos incríveis. Ela pode ser utilizada, por exemplo, em Saba (uma ilha no Caribe), que tem a menor pista para voos comerciais do mundo.
Boeing 737
Poucas aeronaves alcançaram o status icônico da chamada “Jumbo Jet”. Sua forma facilmente reconhecível, capacidade e segurança, a fizeram conhecida por mais de quatro décadas.
IIyushin II-76
A grande função deste avião na era soviética era o transporte militar, principalmente por a segura aeronave de quatro motores poder operar em áreas não pavimentadas e em pistas curtas. Além disso, é possível utilizá-la para vôos de gravidade zero.
Antonov An-72
Uma das aeronaves de aparência mais estranha, a An-72 tem o apelido de Cheburashka por se parecer com um desenho animado soviético de mesmo nome.
BAe 146
A aeronave de design bastante distinto possui quatro motores embaixo das asas e ampla cabine. Ainda há grande número de exemplares da BAe-146 operando pela companhia aérea belga Brussels Airlines.
ATR 42
A aeronave foi criada no início dos anos 80 em uma parceria entre a companhia francesa Aerospatiale (agora parte da Airbus) e a italiana Alenia. As duas planejavam criar um avião regional que utilizasse hélices e, assim, surgiu o ATR 42, com bastante sucesso em seu nicho de mercado.
Airbus 320
O A320 foi a resposta da Airbus ao Boeing 737, uma nova abordagem dos vôos comerciais. Até hoje há evoluções desta aeronave, como o A320neo, que começou a ser entregue recentemente.
An-225 Mriya
É considerada a maior aeronave do mundo. Foi projetada para carregar as naves espaciais soviéticas, mas foi convertida para o transporte de cargas aéreas que nenhum outro modelo é capaz realizar.
IIyushin II-96
Com apenas 29 aeronaves já construídas, a II-96 é reconhecida pelo teto alto da cabine, algo pouco comum. Tecnicamente ainda está em produção.
Airbus 340
Foi criado para desafiar os modelos nascidos nos Estados Unidos à época. Esta aeronave saiu de linha porque outros modelos poderiam realizar o mesmo trabalho consumindo bem menos combustível.
Bombardier CRJ
Esta aeronave abriu o caminho para a popularização de aviões regionais. Como diz o nome, foi fabricada pela canadense Bombardier.
Boeing 777
O avião que geralmente tem a bordo de 300 a 450 pessoas foi o primeiro a ser 100% projetado digitalmente. Além disso, possui as maiores turbinas e é o mais vendido da categoria. É o favorito de empresas como British Airways, Emirates e Air France.
Embraer E-Jet
A brasileira Embraer conseguiu abocanhar grande parte do mercado de aviões regionais com este avião, concorrendo com a canadense Bombardier.
Uma nova geração da família E-Jet tem previsão para 2018.
Antonov An-148
Bastante raro (apenas 40 foram produzidos até hoje), lembra o BAe 146 no seu design pouco convencional. Para voar nele basta comprar uma passagem com Rossiya, Angara Airlines of Russia, Cubana de Aviacion ou Air Koryo.
Airbus 380
Tornou-se um ícone em razão de ser silencioso e extremamente fácil de manobrar. A companhia que mais o opera é a Emirates.
Sukhoi Superjet 100
Esta aeronave representa a volta da Rússia à cena de aviões civis. Fabricada em conjunto com a italiana Alenia e outras companhias estrangeiras, tem como público-alvo os consumidores de aviões com menos de 110 lugares.
Boeing 787
Primeiro avião a fazer grande uso de materiais compostos, sendo capaz de conectar mercados secundários diretamente de forma bastante rentável.
Airbus 350 XWB
Capaz de acomodar entre 280 e 400 passageiros, compete com o Boeing 777 e é a evolução do A380. Teve mais de 800 pedidos e as entregas começaram em 2015.
Bombardier Cseries
É a tentativa da Bombardier de entrar no mercado de aviões médios (entre 110 e 160 assentos) e competir com Airbus e Boeing. Tem seu primeiro vôo comercial planejado para 15 de julho deste ano, com a Swiss Global Airlines, já tendo sido entregue à companhia.
*Fonte: CNN