Artur Luiz Andrade   |   12/05/2016 10:42

Kakinoff explica medidas que melhoraram resultados

Com lucro de R$ 757 milhões no primeiro trimestre de 2016, o primeiro em um trimestre nos últimos quatro anos, a Gol mostra que as medias corporativas de corte de oferta, redimensionamento da malha e frota e gerenciamento de custo deram resultado, apesar da queda de demanda registrada no mesmo perí

Com lucro de R$ 757 milhões no primeiro trimestre de 2016, o primeiro em um trimestre nos últimos quatro anos, a Gol mostra que as medias corporativas de corte de oferta, redimensionamento da malha e frota e gerenciamento de custo deram resultado, apesar da queda de demanda registrada no mesmo período.

“Desde 2015, trabalhamos em uma série de iniciativas para lidar com as questões referentes a liquidez e estrutura de capital. Dentre elas estão a flexibilização do cronograma de entrega de aeronaves de 2016 e 2017, que passou de 15 para uma aeronave - o que resulta em um fluxo de caixa de até R$ 555 milhões para suporte no financiamento da oferta de troca de bônus; a venda antecipada de bilhetes para o Smiles em até R$ 1 bilhão; melhores termos com os fornecedores, resultando em uma economia em caixa de aproximadamente R$ 300 milhões por ano; e alterações na malha, incluindo a suspensão de oito destinos e com expectativa de redução anual entre 15% e 18% no volume de decolagens”, explica Kakinoff.

Além disso, ele destaca que a companhia segue trabalhando em iniciativas adicionais como a “renegociação das debêntures locais com banco brasileiros, com uma eventual extensão dos prazos de pagamentos e waiver dos covenants contratuais; negociações com arrendadores de aeronaves para redução de até 20 aeronaves, com o suporte da assessoria Skyworks Capital; e a melhoria da estrutura de capital com a assessoria do PJT, através de 3 Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A”.

“Confiamos que a conclusão do plano de reestruturação em andamento irá garantir que a Gol emerja da atual crise econômica e política no Brasil com a melhor posição competitiva. Continuamos focados, em todos aspectos, em ser a melhor companhia aérea para se viajar do Brasil. Uma clara demonstração disso é nossa contínua liderança em pontualidade no mercado doméstico neste primeiro trimestre de 2016, com um índice de 95%. Em março, registramos 97,6%. Desde janeiro, tivemos um desempenho significativamente melhor em relação aos danos e extravios de bagagens. Em março, atingimos o menor índice de ocorrência por mil passageiros embarcados dos últimos 36 meses: 1,87 - esse foi o melhor indicador da nossa série histórica e representa uma queda de 31% em relação a março de 2015”, continua o presidente da Gol em sua apresentação dos resultados.

Kakinoff ainda destacou investimentos na evolução das plataformas de tecnologia para melhorar a experiência do passageiro, especialmente levando em conta o maior número de passageiros internacionais. “Por exemplo, nossos quiosques de autoatendimento, além da língua nativa em português, também contam com atendimento em inglês, espanhol e francês”.

“Sinto-me confiante de que a companhia sairá fortalecida desta fase de reestruturação”, finalizou.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados