Fernanda Cordeiro   |   08/03/2016 09:48

Saiba como o mau tempo pode fechar um aeroporto

Boletins sobre o clima são feitos a cada uma hora

A condição meteorológica é de extrema importância para os aeroportos e é o que, em dias comuns, determina se um aeroporto abre ou fecha. De hora em hora, um meteorologista avalia o clima no local e envia dados técnicos que são transmitidos à torre de comando.

Para aterrissagens sem o uso de equipamentos, a legislação brasileira estabelece um mínimo de cinco mil metros de visibilidade e 450 metros de teto. Em pousos por instrumentos, os valores são menores e dependem da carta de aproximação usada, que determina os valores mínimos de visibilidade e teto.

Quando esses dois quesitos estão abaixo do valor estabelecido, o meteorologista informa a torre de controle, que fecha as pistas e suspende pousos e decolagens. Com o tempo ruim, os boletins sobre o clima são feitos em um espaço de tempo menor. Se o aeroporto é fechado, o piloto precisa mudar a rota para outro aeroporto indicado dentro do plano de voo. Em alguns casos, é recomendado voltar ao aeroporto de origem.

Se o avião precisa aterrissar em outro aeroporto, a companhia área é obrigada a levar o passageiro até o destino inicial, de ônibus ou em outros voos. A Anac estabelece normas caso a decolagem atrase. Com uma hora de atraso, a companhia precisa orientar o passageiro sobre a situação. A partir de duas horas, deve oferecer alimentação e, caso atrase quatro horas ou mais, precisa oferecer transporte e hospedagem.


EQUIPAMENTOS

Entre os instrumentos que auxiliam na aterrissagem das aeronaves está o VOR/DME, um Radiofarol Omnidirecional em Frequência Muito Alta e um Equipamento para Medida de Distância. O primeiro é uma estação de rádio destinada a apoiar as operações de navegação aérea transmitindo ondas eletromagnéticas. Já o VOR manda dois sinais alinhados ao norte magnético da terra para o avião e, quando a aeronave recebe o sinal, o transforma em graus magnéticos que indicam ao piloto sua localização.

Outro equipamento usado é o NDB - Radiofarol Não Direcional, que são estações destinadas a apoiar as operações e navegação das aeronaves e que transmitem ondas eletromagnéticas de baixa e média frequência, promovendo sinais de identificação em código Morse para os receptores das aeronaves. Simples e de baixo custo, o aparelho apresenta pouca precisão e foi superado pelo GPS. No Brasil, por exemplo, há um plano de desativação gradual das estações até 2019.

Vale informar também sbre o LLZ, um localizador que informa o comando de pista sobre o posicionamento da aeronave. No caso do Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS), o fornecimento é de informações eletrônicas de trajetória lateral, longitudinal e vertical. O sistema envia para o piloto imagens da pista e permite a realização de manobras mesmo sem boas condições climáticas. Seu uso requer que a pista tenha um sistema de luzes de aproximação. Além disso, as aeronaves devem estar equipadas e a tripulação treinada para realizar pousos com o ILS.

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