Tap adapta aeronaves para reduzir emissão de CO2
A Tap é a primeira companhia aérea na Europa a efetuar a modificação em suas aeronaves para voar com dispositivo que reduz a emissão de CO2. Instalados na ponta das asas dos aviões, a tecnologia melhora a aerodinâmica aumentando a sua eficiência no consumo de combustível
A Tap é a primeira companhia aérea na Europa a efetuar a modificação em suas aeronaves para voar com sharklet, dispositivo que reduz a emissão de CO2. Instalados na ponta das asas dos aviões, a tecnologia melhora a aerodinâmica aumentando a sua eficiência no consumo de combustível em cerca de 4%. Além disso, o dispositivo promove a extensão da vida operacional do avião em 36 mil horas de voo, além de permitir a possibilidade de operar em rotas mais longas.
O primeiro avião da frota a receber o dispositivo foi o A320 CS – TMW ‘Luísa Todi’. A implementação do sharklet foi realizado no centro de Manutenção e Engenharia da Tap, em Lisboa. Cerca de 10 mil elementos de ligação do avião foram substituídos e 20% da estrutura metálica da asa foi removido.
Ao todo, 12 aeronaves da família A320 serão modificadas para receber o dispositivo sharklet. O investimento está orçado em 11 milhões de euros, e a companhia pretende reaver esse montante, aos preços atuais de combustível, em cerca de dois anos e meio. A conclusão do projeto está prevista para o final de 2017.
O primeiro avião da frota a receber o dispositivo foi o A320 CS – TMW ‘Luísa Todi’. A implementação do sharklet foi realizado no centro de Manutenção e Engenharia da Tap, em Lisboa. Cerca de 10 mil elementos de ligação do avião foram substituídos e 20% da estrutura metálica da asa foi removido.
Ao todo, 12 aeronaves da família A320 serão modificadas para receber o dispositivo sharklet. O investimento está orçado em 11 milhões de euros, e a companhia pretende reaver esse montante, aos preços atuais de combustível, em cerca de dois anos e meio. A conclusão do projeto está prevista para o final de 2017.