IAG duela com Lufthansa para ser 2º grupo aéreo da Europa
O Grupo IAG, composto por British Airways, Iberia, Vueling e Aer Lingus, conquistou em 2015 o posto de segundo maior grupo aéreo europeu por volume de tráfego transportado em RPK, ultrapassando o grupo Lufthansa.
DO PRESSTUR
O Grupo IAG, composto por British Airways, Iberia, Vueling e Aer Lingus, conquistou em 2015 o posto de segundo maior grupo aéreo europeu por volume de tráfego transportado em RPK, ultrapassando o grupo Lufthansa.
Segundo dados fornecidos pelos grupos, a aquisição da irlandesa Aer Lingus foi determinante para a ascensão do IAG, bem como o crescimento das subsidiárias espanholas. Com isso, o conglomerado liderado por Willie Walsh totalizou 221,9 milhões de passageiros x quilômetros voados, um crescimento de 9,6%, se comparado com a performance em 2014. Já o Grupo Lufthansa teve aumento em 2,7% em RPK, chegando a 220,4 milhões de passageiros.
Quem ostenta os maiores números, porém, é o grupo Air France-KLM que, incluindo a low cost Transavia, manteve a liderança na Europa com 255,8 milhões de RPK, com um aumento em 3% em 2015. Entre os atributos que levam o grupo Air France-KLM ao sucesso está o fato de ter a maior capacidade aérea no mercado, com um total de 299,3 milhões de lugares disponíveis x quilómetros voados (ASK), número que supera em 25,3 milhões o Grupo Lufthansa e 26,6 milhões o IAG.
DESEMPENHO
Na comparação, o IAG foi o que apresentou melhor performance em 2015. Além da já citada aquisição da Aer Lingus, a recuperação da Iberia resultou em um aumento de capacidade em 8,2% ou 20,7 milhões de ASK, enquanto a capacidade do Grupo Air France-KLM aumentou 2,5% ou 7,2 milhões de ASK. O Grupo Lufthansa foi o que menos cresceu, com incremento de 2,2% ou 5,8 milhões de ASK.
Embora as operações de longo curso sejam a marca das atividades dos grupos aéreos de rede, representando, no caso do IAG, 69,6% dos RPK em 2015, foi o movimento intra-europeu que mais contribuiu para a conquista de território. Isso porque o IAG cresceu 18,9% de RPK em voos intra-europeus, quando o Air France-KLM teve observou apenas 2,3% de aumento e o Lufthansa, 1,1%.
Em voos intercontinentais, o IAG foi também o grupo que mais cresceu, com um aumento de 6%, enquanto o Lufthansa teve 3,4% e o Air France-KLM, 3,2%.
Em número de passageiros embarcados, outro destaque para o IAG, com aumento de 14,2%, totalizando 88,3 milhões de clientes em 2015. O resultado manteve o grupo na terceira posição da Europa, atrás do líder Lufthansa, com 107,6 milhões (+1,6%), e do vice Air France-KLM (+2,8%), com 89,8 milhões.
O Grupo IAG, composto por British Airways, Iberia, Vueling e Aer Lingus, conquistou em 2015 o posto de segundo maior grupo aéreo europeu por volume de tráfego transportado em RPK, ultrapassando o grupo Lufthansa.
Segundo dados fornecidos pelos grupos, a aquisição da irlandesa Aer Lingus foi determinante para a ascensão do IAG, bem como o crescimento das subsidiárias espanholas. Com isso, o conglomerado liderado por Willie Walsh totalizou 221,9 milhões de passageiros x quilômetros voados, um crescimento de 9,6%, se comparado com a performance em 2014. Já o Grupo Lufthansa teve aumento em 2,7% em RPK, chegando a 220,4 milhões de passageiros.
Quem ostenta os maiores números, porém, é o grupo Air France-KLM que, incluindo a low cost Transavia, manteve a liderança na Europa com 255,8 milhões de RPK, com um aumento em 3% em 2015. Entre os atributos que levam o grupo Air France-KLM ao sucesso está o fato de ter a maior capacidade aérea no mercado, com um total de 299,3 milhões de lugares disponíveis x quilómetros voados (ASK), número que supera em 25,3 milhões o Grupo Lufthansa e 26,6 milhões o IAG.
DESEMPENHO
Na comparação, o IAG foi o que apresentou melhor performance em 2015. Além da já citada aquisição da Aer Lingus, a recuperação da Iberia resultou em um aumento de capacidade em 8,2% ou 20,7 milhões de ASK, enquanto a capacidade do Grupo Air France-KLM aumentou 2,5% ou 7,2 milhões de ASK. O Grupo Lufthansa foi o que menos cresceu, com incremento de 2,2% ou 5,8 milhões de ASK.
Embora as operações de longo curso sejam a marca das atividades dos grupos aéreos de rede, representando, no caso do IAG, 69,6% dos RPK em 2015, foi o movimento intra-europeu que mais contribuiu para a conquista de território. Isso porque o IAG cresceu 18,9% de RPK em voos intra-europeus, quando o Air France-KLM teve observou apenas 2,3% de aumento e o Lufthansa, 1,1%.
Em voos intercontinentais, o IAG foi também o grupo que mais cresceu, com um aumento de 6%, enquanto o Lufthansa teve 3,4% e o Air France-KLM, 3,2%.
Em número de passageiros embarcados, outro destaque para o IAG, com aumento de 14,2%, totalizando 88,3 milhões de clientes em 2015. O resultado manteve o grupo na terceira posição da Europa, atrás do líder Lufthansa, com 107,6 milhões (+1,6%), e do vice Air France-KLM (+2,8%), com 89,8 milhões.