Aérea europeia declara falência; saiba mais
A companhia aérea Estonian Air foi oficialmente formalizada como falida. A decisão foi anunciada judicialmente após a União Europeia solicitar que a empresa a quantia de 85 milhões de euros em ajuda estatal.
A companhia aérea Estonian Air foi oficialmente formalizada como falida. A decisão foi anunciada judicialmente após a União Europeia solicitar que a empresa a quantia de 85 milhões de euros em ajuda estatal.
Segundo informações da imprensa internacional, a Corte do Condado de Harju decidiu que os procedimentos de falência devem ser feitos imediatamente. O primeiro encontro de credores está marcado para 15 de janeiro de 2016.
Em novembro passado, a Comissão Europeia trouxe a público a devolução milionária da Estonian Air e acrescentou, ainda, que os 40 milhões de euros adicionais para reestruturação da empresa foram congelados. A empresa encerrou atividades em 8 de novembro
De acordo com o órgão, a empresa apresentava perdas constantes desde 2006. O suporte público à estatal foi mantido por quase uma década e, como apontou a Comissão Europeia, a Estonian Air contava com desfavoravelmente beneficiada frente às concorrentes. Em cinco anos, a aérea recebeu ajudas traduzidas nas cifras de 125 milhões de euros, dos quais 84 milhões foram pagos.
O presidente da companhia aérea era Jan Palmer. Eram 280 funcionários em atividade e uma frota de três Bombardier CRJ-900 e quatro Embraer 170.
Segundo informações da imprensa internacional, a Corte do Condado de Harju decidiu que os procedimentos de falência devem ser feitos imediatamente. O primeiro encontro de credores está marcado para 15 de janeiro de 2016.
Em novembro passado, a Comissão Europeia trouxe a público a devolução milionária da Estonian Air e acrescentou, ainda, que os 40 milhões de euros adicionais para reestruturação da empresa foram congelados. A empresa encerrou atividades em 8 de novembro
De acordo com o órgão, a empresa apresentava perdas constantes desde 2006. O suporte público à estatal foi mantido por quase uma década e, como apontou a Comissão Europeia, a Estonian Air contava com desfavoravelmente beneficiada frente às concorrentes. Em cinco anos, a aérea recebeu ajudas traduzidas nas cifras de 125 milhões de euros, dos quais 84 milhões foram pagos.
O presidente da companhia aérea era Jan Palmer. Eram 280 funcionários em atividade e uma frota de três Bombardier CRJ-900 e quatro Embraer 170.