Rodrigo Vieira   |   18/06/2015 15:54

Mídias sociais nortearão ações das aéreas no futuro

Companhias aéreas e demais provedores de viagens têm de aproveitar a riqueza de dados presente nas mídias sociais para criar experiências de compras individuais aos viajantes. É isso que diz a segunda fase do relatório encomendado pela Amadeus e elaborado pela Frost & Sullivan "Future Traveller Trib

Companhias aéreas e demais provedores de viagens têm de aproveitar a riqueza de dados presente nas mídias sociais para criar experiências de compras individuais aos viajantes. É isso que diz a segunda fase do relatório encomendado pela Amadeus e elaborado pela Frost & Sullivan "Future Traveller Tribes 2030: Construindo uma jornada mais recompensadora".

O material busca apontar como as companhias aéreas e seus provedores de serviços complementares podem atender melhor às necessidades do viajante no futuro por meio de estratégias mais efetivas de comercialização. O estudo também explica como a jornada do viajante em si vai mudar até 2030, graças ao melhor uso dos dados, novas tecnologias e uma ampla variedade de canais de vendas.

Pacotes de produtos e serviços personalizados, pontos de contato permanentes entre os provedores de viagens e os viajantes, e compras simplificadas caracterizarão a experiência do viajante do futuro, segundo o relatório. Novos canais de vendas vão surgir paralelamente e podem ser divididos entre canais de "inspiração" (smartphone, tablet) que ofereçam experiências muito mais aprofundadas e serão usados como ferramentas de descobertas; e canais de "informação" (smartwatch, óculos de realidade aumentada e robôs de serviço) que focarão em conteúdo reduzido e compras.

Com esses avanços, os dados serão o recurso mais importante para as companhias aéreas. Sairão em vantagem aquelas que conseguirem coletá-los e usá-los da maneira eficiente. Além disso, o relatório também destaca como as novas tecnologias e técnicas de coleta e uso de dados levarão a uma personalização ainda maior da experiência de viagem na próxima década.

"Este relatório fornece conselhos práticos para as companhias aéreas e seus parceiros de serviços complementares sobre como eles podem se preparar para isso e atender os segmentos de viajantes que estão surgindo em cada um dos nove estágios da jornada do viajante”, afirma o diretor de Marketing Estratégico para TI de Companhias Aéreas da Amadeus, Robert Sinclair-Barnes. “Em última análise, entender as motivações e a evolução dos comportamentos de compra dos viajantes irá preparar as companhias aéreas e outros provedores para construir jornadas de viagens mais recompensadoras e conectadas para os viajantes do futuro."

Para baixar os relatórios acesse www.amadeus.com/tribes2030.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados