Climatização no Santos Dumont (RJ) será aperfeiçoada
A Infraero assinou nesta quinta-feira (9/10) o contrato para as obras de conclusão do 2º pavimento de embarque do Aeroporto Santos Dumont (RJ).
A Infraero assinou nesta quinta-feira (9/10) o contrato para as obras de conclusão do 2º pavimento de embarque do Aeroporto Santos Dumont (RJ). Com investimentos de R$ 9,6 milhões, os trabalhos compreendem serviços como a instalação de piso em granito, acabamento, forro, instalações hidrossanitárias, elétricas, eletrônicas e de ar condicionado no espaço. Essas melhorias possibilitarão a ampliação da praça de alimentação do aeroporto, que receberá 12 novos pontos comerciais. O prazo de execução dos trabalhos é de 260 dias contados a partir da assinatura da ordem de serviço.
Além disso, será assinado o contrato para os trabalhos de ampliação da capacidade do sistema de refrigeração do terminal carioca. Com investimentos de R$ 1,9 milhão e prazo de execução de 90 dias, os serviços contemplam a instalação de mais uma unidade de resfriamento de 450 TR, aumentando a capacidade total do sistema de 1,8 mil TR para 2.250 TR, trazendo um ganho de capacidade de resfriamento de 25% para a área do conector.
Para o conforto dos usuários, há ainda duas ações em andamento que vão aprimorar os processos de climatização do Aeroporto Santos Dumont: a aplicação de película protetora no conector e no terminal de passageiros 2 e a reforma das torres de resfriamento. A instalação das películas – iniciada em setembro deste ano e com término previsto para dezembro de 2014 – tem investimento de R$ 3,2 milhões. As películas especiais em implantação oferecem uma redução do calor nos ambientes, com transparência e baixa refletividade, proporcionando ainda alto aproveitamento da luz natural. Todos esses fatores tornarão a climatização do terminal mais eficiente, trazendo mais conforto aos passageiros. A reforma das torres de refrigeração – orçadas em R$ 242 mil – teve início em agosto deste ano e tem término estimado para o final de outubro.
Além dessas melhorias, atualmente estão em execução as obras de reconstrução do pátio de aeronaves. Orçada em R$ 36,19 milhões, a obra abrange uma área total de 71,24 mil m², com prazo de conclusão em julho de 2015. Os trabalhos vão adequar o pátio de manobras às características das aeronaves que operam atualmente no aeroporto. Para não interferir nas operações, a obra foi dividida em dez fases. Destas, quatro já foram executadas.
(Fonte: portal da Infraero)
Além disso, será assinado o contrato para os trabalhos de ampliação da capacidade do sistema de refrigeração do terminal carioca. Com investimentos de R$ 1,9 milhão e prazo de execução de 90 dias, os serviços contemplam a instalação de mais uma unidade de resfriamento de 450 TR, aumentando a capacidade total do sistema de 1,8 mil TR para 2.250 TR, trazendo um ganho de capacidade de resfriamento de 25% para a área do conector.
Para o conforto dos usuários, há ainda duas ações em andamento que vão aprimorar os processos de climatização do Aeroporto Santos Dumont: a aplicação de película protetora no conector e no terminal de passageiros 2 e a reforma das torres de resfriamento. A instalação das películas – iniciada em setembro deste ano e com término previsto para dezembro de 2014 – tem investimento de R$ 3,2 milhões. As películas especiais em implantação oferecem uma redução do calor nos ambientes, com transparência e baixa refletividade, proporcionando ainda alto aproveitamento da luz natural. Todos esses fatores tornarão a climatização do terminal mais eficiente, trazendo mais conforto aos passageiros. A reforma das torres de refrigeração – orçadas em R$ 242 mil – teve início em agosto deste ano e tem término estimado para o final de outubro.
Além dessas melhorias, atualmente estão em execução as obras de reconstrução do pátio de aeronaves. Orçada em R$ 36,19 milhões, a obra abrange uma área total de 71,24 mil m², com prazo de conclusão em julho de 2015. Os trabalhos vão adequar o pátio de manobras às características das aeronaves que operam atualmente no aeroporto. Para não interferir nas operações, a obra foi dividida em dez fases. Destas, quatro já foram executadas.
(Fonte: portal da Infraero)