Concessionárias assumem hoje a gestão de GIG e CNF
Os aeroportos internacionais do Galeão, no Rio de Janeiro, e de Confins, em Belo Horizonte, já estão sob gestão de concessionárias privadas. A expectativa é que GIG receba investimento de R$ 5,65 bilhões em 25 anos, e CNF de R$ 3,5 bilhões por três décadas.
Os aeroportos internacionais do Galeão, no Rio de Janeiro, e de Confins, em Belo Horizonte, já estão sob gestão de concessionárias privadas. A estimativa é que o aeroporto da capital fluminense receba cerca de R$ 5,65 bilhões em melhorias nos próximos 25 anos, enquanto o terminal mineiro deve ter investimentos na ordem de R$ 3,5 bilhões por três décadas.
O ministro-chefe da Aviação Civil, Moreira Franco, destacou a importância da política de concessão dos aeroportos para o desenvolvimento do Brasil. "Chegou a hora de celebrar o sucesso desta política, que junta investimentos públicos e privados, estimula as transformações e incentiva a concorrência", destacou. Os dois aeroportos, leiloados em novembro de 2013, se juntam a Guarulhos e Viracopos, em São Paulo, Brasília e São Gonçalo do Amarante (RN).
GALEÃO
Com os investimentos, o Galeão deverá aumentar a capacidade de passageiros de 17,1 milhões para 60,4 milhões anuais em 2038. Já para as Olimpíadas de 2016, o novo operador entregará melhorias como 26 novas pontes de embarque, 26 posições de pátio para aeronaves, área de pátio para 73 aeronaves e novo estacionamento para 1.850 veículos. De imediato, o aeroporto ganha melhorias em sinalização, atendimento nos balcões em português, inglês e espanhol, internet mais rápida, novas lojas de alimentação, implantação de coleta seletiva de resíduos, novos fraldários e novo caminhão contra incêndio.
CONFINS
No aeroporto mineiro, estão previstas para os próximos dez anos estão a construção de um novo terminal de passageiros que duplicará a capacidade para 20 milhões de passageiros ao ano, além de 14 novas pontes de embarque, mais balcões de check-in e esteiras de bagagens, 1.455 novas vagas de estacionamento para veículos e nova área de embarque e desembarque internacional. A previsão é que em 2043, o terminal terá capacidade para receber 43,3 milhões de passageiros por ano.
O ministro-chefe da Aviação Civil, Moreira Franco, destacou a importância da política de concessão dos aeroportos para o desenvolvimento do Brasil. "Chegou a hora de celebrar o sucesso desta política, que junta investimentos públicos e privados, estimula as transformações e incentiva a concorrência", destacou. Os dois aeroportos, leiloados em novembro de 2013, se juntam a Guarulhos e Viracopos, em São Paulo, Brasília e São Gonçalo do Amarante (RN).
GALEÃO
Com os investimentos, o Galeão deverá aumentar a capacidade de passageiros de 17,1 milhões para 60,4 milhões anuais em 2038. Já para as Olimpíadas de 2016, o novo operador entregará melhorias como 26 novas pontes de embarque, 26 posições de pátio para aeronaves, área de pátio para 73 aeronaves e novo estacionamento para 1.850 veículos. De imediato, o aeroporto ganha melhorias em sinalização, atendimento nos balcões em português, inglês e espanhol, internet mais rápida, novas lojas de alimentação, implantação de coleta seletiva de resíduos, novos fraldários e novo caminhão contra incêndio.
CONFINS
No aeroporto mineiro, estão previstas para os próximos dez anos estão a construção de um novo terminal de passageiros que duplicará a capacidade para 20 milhões de passageiros ao ano, além de 14 novas pontes de embarque, mais balcões de check-in e esteiras de bagagens, 1.455 novas vagas de estacionamento para veículos e nova área de embarque e desembarque internacional. A previsão é que em 2043, o terminal terá capacidade para receber 43,3 milhões de passageiros por ano.
Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.