Artur Luiz Andrade   |   07/08/2014 10:53

Aeroporto de Brasília cresceu 13% no primeiro semestre

Durante os primeiros seis meses de 2014 o Aeroporto de Brasília recebeu mais de 8,6 milhões de passageiros, um aumento de 13% em relação ao mesmo período de 2013.

Durante os primeiros seis meses de 2014 o Aeroporto de Brasília recebeu mais de 8,6 milhões de passageiros, um aumento de 13% em relação ao mesmo período de 2013. Esse aumento, segundo a Inframerica, administradora do complexo, colocou o aeroporto no segundo lugar de maior movimentação de usuários entre os aeroportos brasileiros, ficando atrás apenas de Guarulhos.

Para Alysson Paolinelli, presidente da Inframerica, este aumento no movimento de passageiros só foi possível devido o investimento de R$ 1,2 bilhão em obras de reforma e ampliação que a empresa realizou no Aeroporto de Brasília, que garantiram a total capacidade para atender a este fluxo. “Conquistar o segundo lugar entre os aeroportos brasileiros mais movimentados é a prova de que nosso esforço e dedicação estão valendo a pena. Esse resultado propicia um ambiente favorável a novos investimentos e a busca por novas rotas para o aeroporto”.

O Aeroporto de Brasília, ainda segundo a Inframerica, também vem se consolidando como o maior hub em conexões domésticas do Brasil. Foram quase quatro milhões de passageiros em conexão nos seis primeiros meses deste ano, um crescimento de 21% em relação a 2013. “Conseguimos consolidar o Aeroporto de Brasília, favorecido por sua posição geográfica estratégica, como um centro de distribuição de rotas entre o norte e sul do país. Além disso, desenvolvemos nossa malha aérea internacional, dando ao passageiro a possibilidade de viajar para o exterior sem precisar se deslocar para a região sudeste. A outra razão para o incremento na movimentação do aeroporto foi a redução da alíquota do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o combustível para abastecer aviões que caiu de 25% para 12%, atraindo novos voos para Brasília”, analisa Paolinelli.

A movimentação internacional também cresceu. Foram 277.633 passageiros, totalizando 13% a mais do que o ano anterior. Já o número de aeronaves foi de 2.411, um aumento de 17% na movimentação aérea. A inclusão da Air France no portfólio do Aeroporto de Brasília e a Copa do Mundo foram os principais responsáveis por este aumento. Somente em junho, mês em que ocorreu a Copa do Mundo, foram 555 pousos e decolagens de voos com destinos internacionais, sendo a média mensal do aeroporto de 371.

MAIS PROCURADOS
Os destinos mais procurados no primeiro semestre de 2014 foram as regiões Sudeste e Nordeste, com 48% e 24% da procura, respectivamente. Esta análise foi realizada a partir do número de voos por região, dados fornecidos pelas companhias aéreas.

Confira a satisfação dos usuários com o Aeroporto de Brasília.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados