VCP sediará projeto de desburocratização de cargas
O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), foi escolhido para sediar e desenvolver o projeto Air Way Bill (e-AWB), que visa reduzir papéis e desburocratizar os processos de tramitação de cargas internacionais. O sistema é utilizado nos principais aeroportos do mundo.
O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), foi escolhido para sediar e desenvolver o projeto Air Way Bill (e-AWB), que visa reduzir papéis e desburocratizar os processos de tramitação de cargas internacionais. O sistema é utilizado nos principais aeroportos do mundo. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Iata e a Aeroportos Brasil Viracopos, com o apoio da Receita Federal e das empresas Lufthansa e DB Schenker.
“A homologação de Viracopos para a utilização do e-AWB trará mais agilidade às exportações brasileiras, desburocratizando o processo, uma vez que desobriga a tramitação de cópias físicas do Conhecimento Aéreo”, explica o diretor-presidente do aeroporto, Luiz Alberto Küster.
Inicialmente o e-AWB será utilizado apenas na exportação e, neste mês, as empresas Lufthansa e DB Schenker começam a realizar os primeiros voos com o novo sistema na rota entre Viracopos e Frankfurt, na Alemanha. No início do próximo ano, a intenção é acrescentar, gradualmente, novas empresas e rotas ao processo. Em meados de 2014, acontecerá uma avaliação para que o sistema também seja implementado para a área de importação.
“O sistema será uma revolução, assim como foi a implantação do bilhete eletrônico (e-ticket), e vai gerar desburocratização e transparência no gerenciamento de informações”, prevê o diretor da Iata para o Brasil, Carlos Ebner.
“A homologação de Viracopos para a utilização do e-AWB trará mais agilidade às exportações brasileiras, desburocratizando o processo, uma vez que desobriga a tramitação de cópias físicas do Conhecimento Aéreo”, explica o diretor-presidente do aeroporto, Luiz Alberto Küster.
Inicialmente o e-AWB será utilizado apenas na exportação e, neste mês, as empresas Lufthansa e DB Schenker começam a realizar os primeiros voos com o novo sistema na rota entre Viracopos e Frankfurt, na Alemanha. No início do próximo ano, a intenção é acrescentar, gradualmente, novas empresas e rotas ao processo. Em meados de 2014, acontecerá uma avaliação para que o sistema também seja implementado para a área de importação.
“O sistema será uma revolução, assim como foi a implantação do bilhete eletrônico (e-ticket), e vai gerar desburocratização e transparência no gerenciamento de informações”, prevê o diretor da Iata para o Brasil, Carlos Ebner.