Da Redação   |   06/12/2013 12:58

SAC descarta novas concessões de aeroportos

O ministro da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC), Moreira Franco, descartou hoje (06) a realização de novos leilões para a concessão de aeroportos brasileiros. Segundo ele, a ideia era entregar à iniciativa privada apenas os cinco aeroportos que já foram concedidos.

DA AGÊNCIA BRASIL

O ministro da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC), Moreira Franco, descartou hoje (6) a realização de novos leilões para a concessão de aeroportos brasileiros. Segundo ele, a ideia era entregar à iniciativa privada apenas os cinco aeroportos que já foram concedidos e os demais deverão, por enquanto, continuar sendo administrados pela Infraero.

“Dentro do programa de modernização da infraestrutura aeroportuária brasileira, a primeira etapa seria a concessão dos maiores aeroportos, com o objetivo de trazer grandes operadores e criar um ambiente de concorrência para que o passageiro possa ter vantagens de segurança, preço e qualidade de serviço”, disse. De acordo com o ministro, o momento agora é de analisar as concessões que já foram feitas. “Agora precisamos fazer uma avaliação para medir o impacto destas concessões”, indicou Franco.

O ministro também falou sobre o plano de estímulo à aviação regional, que pretende investir em 270 aeroportos de cidades médias e reduzir o preço da passagem aérea para voos que utilizem estes aeroportos. Segundo ele, a redução das passagens será obtida através de um subsídio governamental, que virá de recursos do Fundo Nacional da Aviação.

Moreira Franco explicou que o mecanismo deste subsídio, no entanto, ainda está sendo estudado pelo governo. “Até porque estamos cuidando de forma mais intensiva da parte física. É necessário que nós iniciemos a construção e intervenções que serão feitas aeroportos regionais, para que, então, com esta malha já constituída se possa ter a necessidade do subsídio”, concluiu o ministro.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados