Receita aponta queda na espera em voos internacionais
A Receita Federal informou que o tempo médio de espera de passageiros caiu para sete minutos em voos que procedem do exterior, abaixo do padrão internacional, que é 12 minutos.
DA AGÊNCIA BRASIL
A Receita Federal informou que houve crescimento no número de funcionários que trabalham no atendimento a passageiros, no período de férias, nos três principais aeroportos do País: Guarulhos, Galeão e Brasília. Com isso, o tempo médio de espera de passageiros caiu para sete minutos em voos que procedem do Exterior, abaixo do padrão internacional, que é 12 minutos.
O reforço no atendimento, que integra a Operação Verão 2013/2014, visa a evitar transtornos e atrasos no fluxo de passageiros em voos domésticos e internacionais. A Receita informou também que, além do aumento do efetivo de pessoal, houve capacitação dos servidores, com novas medidas gerenciais e soluções de tecnologia.
Segundo os técnicos da Receita, algumas medidas foram adotadas ao longo de 2013 para possibilitar maior agilidade durante a fiscalização e o controle de bagagens e nos atendimentos aos passageiros de voos internacionais. Entre elas estão a eliminação da obrigatoriedade de apresentação da Declaração de Bagagens Acompanhada (e-DBA) para os viajantes sem bens a declarar e a adoção de declaração eletrônica e-DBV (Declaração Bens de Viajantes.
Houve ainda a integração dos órgãos e operadores das áreas de operação dos aeroportos, o que permitirá o planejamento antecipado das atividades. Além dessas medidas, a Receita também destacou que houve melhoria na qualidade da informação disponibilizada para os viajantes mediante vídeo com esclarecimentos e também por meio do manual com dicas de viagens. A Receita disponibilizou ainda aplicativo para viajantes, acessível por aparelhos móveis em sistema Android e iOS.
A Receita Federal informou que houve crescimento no número de funcionários que trabalham no atendimento a passageiros, no período de férias, nos três principais aeroportos do País: Guarulhos, Galeão e Brasília. Com isso, o tempo médio de espera de passageiros caiu para sete minutos em voos que procedem do Exterior, abaixo do padrão internacional, que é 12 minutos.
O reforço no atendimento, que integra a Operação Verão 2013/2014, visa a evitar transtornos e atrasos no fluxo de passageiros em voos domésticos e internacionais. A Receita informou também que, além do aumento do efetivo de pessoal, houve capacitação dos servidores, com novas medidas gerenciais e soluções de tecnologia.
Segundo os técnicos da Receita, algumas medidas foram adotadas ao longo de 2013 para possibilitar maior agilidade durante a fiscalização e o controle de bagagens e nos atendimentos aos passageiros de voos internacionais. Entre elas estão a eliminação da obrigatoriedade de apresentação da Declaração de Bagagens Acompanhada (e-DBA) para os viajantes sem bens a declarar e a adoção de declaração eletrônica e-DBV (Declaração Bens de Viajantes.
Houve ainda a integração dos órgãos e operadores das áreas de operação dos aeroportos, o que permitirá o planejamento antecipado das atividades. Além dessas medidas, a Receita também destacou que houve melhoria na qualidade da informação disponibilizada para os viajantes mediante vídeo com esclarecimentos e também por meio do manual com dicas de viagens. A Receita disponibilizou ainda aplicativo para viajantes, acessível por aparelhos móveis em sistema Android e iOS.