Novo aeroporto privado é autorizado a operar em SP
A primeira outorga a um aeroporto privado autorizado a cobrar tarifas foi assinada ontem (quinta-feira, dia 25) na capital paulista. O terminal, que ficará em Parelheiros, zonal sul da cidade, operará voos da aviação executiva e de táxi aéreo.
DA AGÊNCIA BRASIL
A primeira outorga a um aeroporto privado autorizado a cobrar tarifas foi assinada ontem (quinta-feira, dia 25) na capital paulista. O terminal, que ficará em Parelheiros, zonal sul da cidade, operará voos da aviação executiva e de táxi aéreo. A possibilidade de exploração comercial de aeroportos privados foi aberta em decreto presidencial assinado em dezembro do ano passado. Anteriormente, aeroportos privados podiam receber apenas aviões particulares. O aeródromo, da empresa Harpia Logística S.A., terá pista de 1,8 mil metros e, segundo os empreendedores, será capaz de operar até 240 mil pousos e decolagens por ano.
Segundo o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, disse que empreendimentos como este são necessários e que mais dois serão autorizados em São Paulo nos próximos 15 dias. As outorgas são uma forma de aumentar a capacidade do setor, disse o ministro. “No Rio de Janeiro, também já existem várias iniciativas de grupos privados de empreendimentos dessa natureza”, informou.
De acordo com o ministro, o objetivo das outorgas e concessões de terminais públicos é trazer empresas com experiência para o setor para aumentar a qualidade dos serviços. “É trazer operadores aeroportuários que tenham capacidade, experiência, para mudar a cultura da operação aeroportuária e garantir ao passageiro tratamento adequado, segurança, preço qualidade e conforto”, explicou Franco. Ele informou que o governo está investindo cerca R$ 17 bilhões em melhorias de terminais, o que inclui intervenções em 270 aeroportos regionais.
A primeira outorga a um aeroporto privado autorizado a cobrar tarifas foi assinada ontem (quinta-feira, dia 25) na capital paulista. O terminal, que ficará em Parelheiros, zonal sul da cidade, operará voos da aviação executiva e de táxi aéreo. A possibilidade de exploração comercial de aeroportos privados foi aberta em decreto presidencial assinado em dezembro do ano passado. Anteriormente, aeroportos privados podiam receber apenas aviões particulares. O aeródromo, da empresa Harpia Logística S.A., terá pista de 1,8 mil metros e, segundo os empreendedores, será capaz de operar até 240 mil pousos e decolagens por ano.
Segundo o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, disse que empreendimentos como este são necessários e que mais dois serão autorizados em São Paulo nos próximos 15 dias. As outorgas são uma forma de aumentar a capacidade do setor, disse o ministro. “No Rio de Janeiro, também já existem várias iniciativas de grupos privados de empreendimentos dessa natureza”, informou.
De acordo com o ministro, o objetivo das outorgas e concessões de terminais públicos é trazer empresas com experiência para o setor para aumentar a qualidade dos serviços. “É trazer operadores aeroportuários que tenham capacidade, experiência, para mudar a cultura da operação aeroportuária e garantir ao passageiro tratamento adequado, segurança, preço qualidade e conforto”, explicou Franco. Ele informou que o governo está investindo cerca R$ 17 bilhões em melhorias de terminais, o que inclui intervenções em 270 aeroportos regionais.