Ásia tem aviação mais competitiva e Europa, a menos
Além de apontar a rota aérea Rio-São Paulo como a terceira com maior tráfego aéreo de passageiros do mundo, em 2012, o estudo do Amadeus mostra que a Ásia – região dona de sete das dez rotas de
Além de apontar a rota aérea Rio-São Paulo como a terceira com maior tráfego aéreo de passageiros do mundo, em 2012, o estudo do Amadeus mostra que a Ásia – região dona de sete das dez rotas de maior volume de passageiros no ano passado – tem o mercado de aviação mais competitivo, com 75% de suas rotas servidas por três ou mais companhias aéreas. Mundialmente, a porcentagem de tráfego aéreo com quatro ou mais companhias aéreas concorrendo nas mesmas rotas cresceu de 35%, em 2010, para 38% no ano passado.
Considerando todas as rotas analisadas pelo estudo, apenas 11,7% delas contam com apenas uma companhia aérea em operação. Esse percentual sobe para 23,4% quando consideradas as rotas onde concorrem duas empresas aéreas, enquanto as rotas operadas por três companhias chegam a 26,6% das rotas mundiais. Cerca de 20% das rotas globais, em 2012, eram operadas por quatro empresas aéreas, enquanto outras 18% das rotas tinham cinco ou mais companhias aéreas nessa competição.
Na América Latina, a maioria das rotas também são operadas por três companhias aéreas (32%). Em segundo lugar estão as rotas com duas empresas concorrentes, que representam 23% do total, seguida pelas rotas onde há quatro aéreas operando (22%). Há apenas 13% de rotas servidas por cinco ou mais empresas aéreas – e 9% atendidas por somente uma companhia. Na Europa, 45% das rotas são servidas por uma ou duas companhias aéreas.
Considerando todas as rotas analisadas pelo estudo, apenas 11,7% delas contam com apenas uma companhia aérea em operação. Esse percentual sobe para 23,4% quando consideradas as rotas onde concorrem duas empresas aéreas, enquanto as rotas operadas por três companhias chegam a 26,6% das rotas mundiais. Cerca de 20% das rotas globais, em 2012, eram operadas por quatro empresas aéreas, enquanto outras 18% das rotas tinham cinco ou mais companhias aéreas nessa competição.
Na América Latina, a maioria das rotas também são operadas por três companhias aéreas (32%). Em segundo lugar estão as rotas com duas empresas concorrentes, que representam 23% do total, seguida pelas rotas onde há quatro aéreas operando (22%). Há apenas 13% de rotas servidas por cinco ou mais empresas aéreas – e 9% atendidas por somente uma companhia. Na Europa, 45% das rotas são servidas por uma ou duas companhias aéreas.