Abear começa ciclo de palestras com especialistas
A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) iniciou hoje a ação “Por dentro da Aviação”, na qual convida um especialista do setor para conversar com jornalistas, explicar especificidades e tirar dúvidas.
A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) iniciou hoje a ação “Por dentro da Aviação”, na qual convida especialistas do setor para conversar com jornalistas, explicando especificidades da aviação. A primeira edição, de um total de quatro que serão promovidas neste ano, foi realizada na sede da entidade, em São Paulo, e teve o consultor técnico da Abear, Adalberto Febeliano, em uma palestra sobre gerenciamento de receitas das companhias aéreas.
O consultor, que tem formação no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), falou sobre a segmentação de clientes por parte das companhias aéreas com o objetivo de cobrar preços diferentes de grupos diferentes de clientes. “Elas dificultam a compra barata para pessoas que podem pagar mais”, disse ele, justificando as diferentes tarifas que as companhias disponibilizam, tais como as que dão benefícios em relação a remarcações e acúmulo de milhas. “Se todos comprassem a passagem mais barata, aqueles que não têm condições de comprar as mais caras, não viajariam”, explicou.
O preço da passagem, basicamente, é moldado de acordo com a disponibilidade de assentos e velocidade de vendas. “O setor de Controle de Estoque das companhias entra em contato com o setor de Yield Management para avisar possíveis alterações”, apontou. “A companhia não precisa saber se vai haver um grande evento em determinada cidade, o volume e a velocidade das vendas para o destino vão fazer com que o preço aumente ou diminua.”
Para o consultor, a liberalização das tarifas, que ocorreu no Brasil em 2001 e nos Estados Unidos em 1978, confere ao mercado maturidade e sofisticação, além de promover maior concorrência entre as companhias aéreas. A Abear tem na comunicação com consumidores e mercado um de seus principais objetivos.
O consultor, que tem formação no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), falou sobre a segmentação de clientes por parte das companhias aéreas com o objetivo de cobrar preços diferentes de grupos diferentes de clientes. “Elas dificultam a compra barata para pessoas que podem pagar mais”, disse ele, justificando as diferentes tarifas que as companhias disponibilizam, tais como as que dão benefícios em relação a remarcações e acúmulo de milhas. “Se todos comprassem a passagem mais barata, aqueles que não têm condições de comprar as mais caras, não viajariam”, explicou.
O preço da passagem, basicamente, é moldado de acordo com a disponibilidade de assentos e velocidade de vendas. “O setor de Controle de Estoque das companhias entra em contato com o setor de Yield Management para avisar possíveis alterações”, apontou. “A companhia não precisa saber se vai haver um grande evento em determinada cidade, o volume e a velocidade das vendas para o destino vão fazer com que o preço aumente ou diminua.”
Para o consultor, a liberalização das tarifas, que ocorreu no Brasil em 2001 e nos Estados Unidos em 1978, confere ao mercado maturidade e sofisticação, além de promover maior concorrência entre as companhias aéreas. A Abear tem na comunicação com consumidores e mercado um de seus principais objetivos.