Aeroporto tem sistema que substitui controladores aéreos
Amanhã, o Aeroporto de Madri-Barajas, na capital espanhola, dá continuidade ao projeto de implantação do “serviço de direção de plataforma” (SDP) em sua segunda etapa, implementando-o nos terminais 1, 2 e 3 do aeroporto.
Amanhã, o Aeroporto de Madri-Barajas, na capital espanhola, dá continuidade ao projeto de implantação do “serviço de direção de plataforma” (SDP) em sua segunda etapa, implementando-o nos terminais 1, 2 e 3 do aeroporto. O serviço realiza de modo automatizado o direcionamento das aeronaves desde o pátio de estacionamento até a área de rodagem e vice-versa, substituindo o trabalho dos controladores aéreos nessa atividade. No lugar deles, são utilizados os operadores SDP, que funciona no terminal 4 de Barajas desde novembro.
Segundo o Ministério de Fomento, responsável pela iniciativa, a primeira fase de implantação do serviço resultou em cerca de 463 aviões guiados diariamente, sim prejuízos na pontualidade ou segurança para a aviação. De acordo com o ministério espanhol, as principais vantagens do novo serviço são o aumento da eficiência e a redução de custos, além da utilização de funcionários específicos para cada fim, modernizando a gestão aeroportuária. Em relação à redução de custos, o Ministério de Fomento estima em 6 milhões de euros ao ano a economia com a implantação do SDP.
Segundo o Ministério de Fomento, responsável pela iniciativa, a primeira fase de implantação do serviço resultou em cerca de 463 aviões guiados diariamente, sim prejuízos na pontualidade ou segurança para a aviação. De acordo com o ministério espanhol, as principais vantagens do novo serviço são o aumento da eficiência e a redução de custos, além da utilização de funcionários específicos para cada fim, modernizando a gestão aeroportuária. Em relação à redução de custos, o Ministério de Fomento estima em 6 milhões de euros ao ano a economia com a implantação do SDP.