Embraer e universidades pesquisam conforto a bordo
A Embraer e USP inauguraram no dia 5 o Centro de Engenharia de Conforto (CEC), localizado nas dependências da Escola Politécnica da USP, na capital paulista. O espaço foi construído no âmbito do Projeto Conforto de Cabine.
A Embraer e USP inauguraram na quinta-feira passada (dia 5) o Centro de Engenharia de Conforto (CEC), localizado nas dependências da Escola Politécnica da USP, na capital paulista. O espaço foi construído no âmbito do Projeto Conforto de Cabine, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Federal de São Carlos, com apoio financeiro da Fundação do Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
“Melhorar o interior das aeronaves e proporcionar níveis superiores de bem-estar aos passageiros é um dos objetivos mais relevantes do Desenvolvimento Tecnológico da Embraer”, disse o vice-presidente executivo de Engenharia e Tecnologia da Embraer, Mauro Kern. “Cada vez mais, a experiência do passageiro durante o voo será fator decisivo para o sucesso de nossas aeronaves no mercado global”, completou.
No Centro de Conforto existem dois mock-ups (modelos em tamanho real) de partes de cabines dos jatos da família Embraer 170/190 para realização de testes. Em um modelo são reproduzidas as condições térmicas.
No outro, que está instalado em uma área que reproduz uma sala de embarque, há uma estrutura de 30 assentos, instalada dentro de uma câmara de pressão, capaz de reproduzir condições próximas de um voo real.
A inauguração do centro é mais uma etapa de um projeto em parceria iniciado em 2006. O projeto conta com a coordenação do professor Jurandir Itizo Yanagihara, da Poli/USP e representa um investimento total de R$ 14,9 milhões.
“Melhorar o interior das aeronaves e proporcionar níveis superiores de bem-estar aos passageiros é um dos objetivos mais relevantes do Desenvolvimento Tecnológico da Embraer”, disse o vice-presidente executivo de Engenharia e Tecnologia da Embraer, Mauro Kern. “Cada vez mais, a experiência do passageiro durante o voo será fator decisivo para o sucesso de nossas aeronaves no mercado global”, completou.
No Centro de Conforto existem dois mock-ups (modelos em tamanho real) de partes de cabines dos jatos da família Embraer 170/190 para realização de testes. Em um modelo são reproduzidas as condições térmicas.
No outro, que está instalado em uma área que reproduz uma sala de embarque, há uma estrutura de 30 assentos, instalada dentro de uma câmara de pressão, capaz de reproduzir condições próximas de um voo real.
A inauguração do centro é mais uma etapa de um projeto em parceria iniciado em 2006. O projeto conta com a coordenação do professor Jurandir Itizo Yanagihara, da Poli/USP e representa um investimento total de R$ 14,9 milhões.