Azul apresenta ATR-600 e inicia nova fase
A apresentação do primeiro ATR-600 marca o início da segunda fase da Azul Linhas Aéreas, pouco antes de a companhia completar três anos de operações, iniciados em 15 de dezembro de 2008 e alcançar os 16 milhões de passageiros (provavelmente até o final do ano).
CAMPINAS - A apresentação do primeiro ATR-600 marca o início da segunda fase da Azul Linhas Aéreas, pouco antes de a companhia completar três anos de operações, iniciados em 15 de dezembro de 2008 e alcançar os 16 milhões de passageiros (provavelmente até o final do ano). O avião entrará na malha da companhia a partir de 15 de novembro.
O presidente Pedro Janot recebeu convidados hoje pela manhã no Aeroporto Internacional de Viracopos (Campinas) para apresentação da aeronave batizada de Azul, Tango, Romeu e ficou bastante confortável com os comentários sobre a nova aeronave. Mesmo sem precisar a data ou o período em que isso ocorrerá, o presidente da aérea adiantou que “gradativamente, mas no menor espaço de tempo possível”, toda a frota de ATR-200 será substituída pelos ATR-600.
As impressões iniciais surpreenderam os passageiros VIPs, incluindo os bancos em couro, o privilegiado espaço entre as poltronas (que deixaram passageiros de 1,90m confortáveis), a potência do ar condicionado e, especialmente, a ausência de barulho das hélices. “Parece um jato, não é pessoal?” festejava o presidente da companhia, com autêntica empolgação. Realmente parece.
A aeronave apresentada hoje em um voo de 40 minutos, também para 70 passageiros (assim como o 200), transforma a Azul na primeira companhia aérea da América do Sul a receber o novo ATR-600, um turboélice com seis pás de hélices, motores de baixo ruído, que voa a 25 mil pés (hoje chegamos somente a 19 mil pés) e 500 km por hora. “Todo o cokpit é eletrônico, não há nada analógico”, lembrou Janot.
Até o final de 2011, a Azul deverá receber mais dois ATR 600. Na negociação total divulgada este ano, a companhia encomendou 40 ATR 600, sendo 30 pedidos firmes e mais 10 opções. O três aviões deste ano integram os 30 pedidos firmes. O negócio é avaliado em R$ 850 milhões. A frota atual conta com 39 jatos (10 Embraer 190 e 29, Embraer 195), 8 ATR 200 e 1 ATR 600 (inaugurado hoje).
O presidente Pedro Janot recebeu convidados hoje pela manhã no Aeroporto Internacional de Viracopos (Campinas) para apresentação da aeronave batizada de Azul, Tango, Romeu e ficou bastante confortável com os comentários sobre a nova aeronave. Mesmo sem precisar a data ou o período em que isso ocorrerá, o presidente da aérea adiantou que “gradativamente, mas no menor espaço de tempo possível”, toda a frota de ATR-200 será substituída pelos ATR-600.
As impressões iniciais surpreenderam os passageiros VIPs, incluindo os bancos em couro, o privilegiado espaço entre as poltronas (que deixaram passageiros de 1,90m confortáveis), a potência do ar condicionado e, especialmente, a ausência de barulho das hélices. “Parece um jato, não é pessoal?” festejava o presidente da companhia, com autêntica empolgação. Realmente parece.
A aeronave apresentada hoje em um voo de 40 minutos, também para 70 passageiros (assim como o 200), transforma a Azul na primeira companhia aérea da América do Sul a receber o novo ATR-600, um turboélice com seis pás de hélices, motores de baixo ruído, que voa a 25 mil pés (hoje chegamos somente a 19 mil pés) e 500 km por hora. “Todo o cokpit é eletrônico, não há nada analógico”, lembrou Janot.
Até o final de 2011, a Azul deverá receber mais dois ATR 600. Na negociação total divulgada este ano, a companhia encomendou 40 ATR 600, sendo 30 pedidos firmes e mais 10 opções. O três aviões deste ano integram os 30 pedidos firmes. O negócio é avaliado em R$ 850 milhões. A frota atual conta com 39 jatos (10 Embraer 190 e 29, Embraer 195), 8 ATR 200 e 1 ATR 600 (inaugurado hoje).