Maria Izabel Reigada   |   10/11/2011 11:52

Aéreas chinesas também denunciam Europa por nova taxa

A decisão de cobrar taxa das companhias aéreas que excedam as cotas de liberação de gases contaminantes nos voos para ou a partir destinos europeus já foi denunciada pelas empresas norte-americanas e russas.

A decisão de cobrar taxa das companhias aéreas que excedam as cotas de liberação de gases contaminantes nos voos para ou a partir destinos europeus já foi denunciada pelas empresas norte-americanas e russas. Agora, empresas aéreas chinesas também se manifestaram contrárias à determinação da União Europeia, que entrar em vigor em 1º de janeiro. Segundo o diário de turismo espanhol Hosteltur, as empresas American Airlines, Continental e United denunciaram a normativa na Justiça da Grã-Bretanha, que consultou o Tribunal de Justiça da União Europeia.

A normativa da União Europeia permite que as empresas aéreas emitam “gratuitamente” 85% dos gases contaminantes emitidos no ano passado, pagando taxa pelos 15% restantes. A Associação de Transporte Aéreo Chinesa divulgou cálculo segundo o qual as companhias aéreas chinesas que voam para a Europa pagariam cerca de dois bilhões de euros em taxas por seus voos entre 2012 e 2020. A Iata já se manifestou contrária à medida e o diretor da associação, Tony Tyler, manifestou nesta semana que os governos devem apoiar as empresas aéreas no desenvolvimento dos biocombustíveis.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados