Anac vai mudar regulação sobre pontualidade das aéreas
BRASÍLIA - Ampliação da infraestrutura, qualidade dos serviços e segurança. Estas são as maiores preocupações da Anac nesta
BRASÍLIA - Ampliação da infraestrutura, qualidade dos serviços e segurança. Estas são as maiores preocupações da Anac nesta nova gestão. Em entrevista coletiva realizada nesta manhã na sede da agência, o presidente Marcelo Pacheco Guaranys afirmou que o governo tem feito um esforço concentrado para o lançamento, até o final do ano, das concessões dos três grandes aeroportos do país – Brasília, Guarulhos, Viracopos – e para alterar a regulamentação que dispõe sobre perda de horários de voos por regularidade e pontualidade, além da implantação de ações como compartilhamento de balcões de check-in para aumentar a eficiência nos aeroportos.
Segundo Guaranys, como os horários estão veiculados a um determinado Otram – tabela com horários de voos – as empresas desvirtuam a exigência da pontualidade colocando os horários de todo o trecho operado e não de cada voo. "A ideia é aumentar a regularidade e pontualidade a partir da concorrência entre as empresas. A norma não está cruzando com a realidade. A empresa precisa cumprir o horário que está se predispondo a fazer, principalmente em aeroportos mais sensíveis. como Brasília e Guarulhos. A intenção é adotar um percentual limite de atraso efetivo, razoável para que seja cumprido", afirmou.
Guaranys disse também que a Anac irá disponibilizar um ranking de pontualidade e regularidade da empresa nos aeroportos, para que os passageiros façam suas escolhas baseadas nessa classificação. A agência pretende obrigar que as empresas disponibilizem em seu site a classificação da distância entre os assentos.
Segundo Guaranys, como os horários estão veiculados a um determinado Otram – tabela com horários de voos – as empresas desvirtuam a exigência da pontualidade colocando os horários de todo o trecho operado e não de cada voo. "A ideia é aumentar a regularidade e pontualidade a partir da concorrência entre as empresas. A norma não está cruzando com a realidade. A empresa precisa cumprir o horário que está se predispondo a fazer, principalmente em aeroportos mais sensíveis. como Brasília e Guarulhos. A intenção é adotar um percentual limite de atraso efetivo, razoável para que seja cumprido", afirmou.
Guaranys disse também que a Anac irá disponibilizar um ranking de pontualidade e regularidade da empresa nos aeroportos, para que os passageiros façam suas escolhas baseadas nessa classificação. A agência pretende obrigar que as empresas disponibilizem em seu site a classificação da distância entre os assentos.